CONSER do Regional Oeste 1 em ritmo de Sínodo para as Juventudes

CAMINHAR COM OS JOVENS

Duas vezes por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo, os Bispos do Regional Oeste 1, se reúnem com as coordenações dos Organismos, das Pastorais, dos Movimentos e dos Serviços, que formam o conjunto dos animadores missionários da Igreja no Mato Grosso do Sul. Nos dias 06 e 07 de agosto de 2018, aconteceu o II CONSER (Conselho Regional). A dinâmica do CONSER é de participação muito intensa, onde os organismos, as pastorais, movimentos e serviços se reúnem nos seus grupos. Após este momento se encontram com os seus bispos referenciais, e no dia seguinte se encontram todos, para um momento de formação e partilha da caminhada.

Neste CONSER a iluminação veio a partir da reflexão, conduzida por Dom Nelson Francelino, Bispo de Valença – RJ e membro da Comissão para as Juventudes e Pe. Toninho, Assessor Nacional para as Juventudes. Na segunda-feira (6), os dois estiveram todo dia reunidos com os referenciais diocesanos do Setor Juventude, avaliando e reestruturando, aquele setor. E na terça-feira, foi a vez de todo o Regional se iluminar com as luzes que veem do Sínodo da Juventude, que acontecerá em outubro em Roma. Com o tema OS JOVENS, A FÉ E O DISCERNIMENTO VOCACIONAL, a Igreja viverá um grande momento de reflexão sobre o que os jovens do mundo inteiro disseram. A tônica do Sínodo está no gesto de escutar daquilo que as juventudes têm a dizer à Igreja e à sociedade.

Na sua fala Pe. Toninho apontou uma realidade, que nem sempre é compreendida pelos adultos: Um mundo que muda muito rapidamente; e as consequências de tudo isso nas juventudes são as incertezas, a necessidade de migrar, a exposição à uma certa vulnerabilidade, mal-estar diante das incompreensões, o desemprego, vítima

s do lucro e da exploração.

Uma outra situação, que afeta grandemente às juventudes é a falta de referências pessoais e institucionais, os jovens buscam alguém em quem se espelharem, mas não conseguem visualizar pessoas credíveis; o que ainda lhe dá sustentação é a família, que eles reputam como o porto mais seguro neste momento.

O Sínodo certamente trará novas perspectivas, principalmente, porque traz a marca do Papa Francisco, que sempre se coloca na verdadeira figura de Pastor que reconhece a realidade na qual estão mergulhadas as juventudes; interpreta seus clamores e gritos, e sugere caminhos que facilitem suas escolhas. Um dos ícones que ajudarão na iluminação do itinerário para a elaboração do Documento Pós Sinodal, com certeza será aquele dos discípulos de Emaús, que experimentaram a tristeza e a desilusão da perda do articulador dos seus sonhos, mas que depois o re-conhece naquilo que lhe era singular, aquecer os corações com a Sagrada Escritura e partir o Pão para os famintos de sentido do Reino.

No embalo do Sínodo, Dom Luiz Knupp, Bispo da Diocese de Três Lagoas, e referencial do Setor Juventudes do Regional, apresentou ao CONSER, o novo Coordenador deste setor, o Jovem Pe. Linneker Matheus Magalhães dos Santos, que partilhou com o Conselho uma proposta de ação, que deverá ser implementada para os próximos de três anos de serviço da nova coordenação. O fundamento deste planejamento é o Plano Trienal Nacional aprovado pela CNBB, o IDE, que se ilumina na passagem do evangelho “Ide e pregai o Evangelho a toda a Criatura” (Mt 16,15).

Na sequência, a tarde iniciou com um forte acento missionário, o COMIRE (Conselho Regional Missionário), juntamente com a Diocese de Naviraí na pessoa do Pe. Sidney e Pe. Ajay, Coordenadores do IV Congresso Missionário Regional, repassaram os últimos acertos para este grandioso momento regional, e logo em seguida o COMISE (Comissão Missionário dos Seminaristas), que se fez presente pela primeira vez no CONSER, na pessoa de seu Coordenador, o Seminarista Giovani Gall de Assis, apresentou a bela experiência feita pelos seminaristas na Diocese de Corumbá, bem como os próximos projetos do COMISE. Como estávamos mesmo na senda das missões, o Seminarista Cristiano dos Santos, Coordenador da Infância e Adolescência Missionária (IAM), que participou juntamente com uma delegação regional do V Congresso Americano Missionário (CAM), apresentou uma síntese sobre que viveu durante este Congresso, e as ações que marcaram os 175 anos da IAM.

Dando prosseguimento, chegou a vez das Pastorais, Movimentos, Serviços e Organismos, apresentarem suas ações e suas novas propostas para o novo semestre.

O que podemos dizer, é que se viveu momentos muito intensos e fortes de acolhida, partilhas e fraternidade. Agora é hora de implementar as ações do CONSER e começar a preparação para 56ª ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS 13 e 14 de outubro de 2018.

fotos do Seminário Maior Mãe da Igreja – Campo Grande, exceto a foto do Sínodo