ECC do Regional Oeste 1 acolheu o XV Congresso da Região Centro-Oeste

A Família e o Amor são a moda que não muda

A família e o amor são a moda que nunca muda. Uma pesquisa  feita entre os jovens de todo mundo para o Sínodo da Juventude, que acontecerá em outubro em Roma, aponta que a grande maioria dos jovens, acredita na família como sua maior referência. Por isso, que a Pastoral Familiar, com todos os Movimentos da Igreja Católica, continuam apostando no cuidado com a família. E aqui queremos publicar um resumo do que foi o grandioso Congresso Regional do ECC (Encontro de Casais com Cristo), que ocorreu em Campo Grande.

Aconteceu nos dias 27, 28 e 29/07/2018 nas dependências do Colégio Dom Bosco, que fica na Avenida Mato Grosso, 227, no Centro de Campo Grande. Onde com muita música e alegria, a Equipe de Acolhida recepcionou os participantes do XV Congresso da Região Centro-oeste do ECC.

O XV Congresso teve como tema: “ECC evangelizando as Famílias a serviço da paz” e como lema: “E novamente eu digo a Paz esteja com vocês como o Pai me enviou, eu também vos envio.” Como objetivo geral “Renovar nos casais congressistas a experiência de amor vivida com Cristo Ressuscitado nas etapas do ECC e, plenos do Espírito Santo, assumir o dever missionário de levar o perdão, à misericórdia e a paz àqueles que necessitam desta mesma renovação”.

O XV Congresso da Região Centro-Oeste do ECC vai ajudar no crescimento do serviço desenvolvido nas dioceses do Regional Oeste I, que compreende o Estado de Mato Grosso do Sul.

“Esse evento é idealizado para a confraternização e transferência de conhecimentos. O Centro-Oeste é muito grande. Vem conhecimento para nós e eles levam conhecimentos nossos junto com eles. É o momento de apresentar o trabalho feito aqui”, disse o casal regional Oeste I, Pedro Telles e Nelci Telles.

Várias palestras foram proferidas, sendo no dia 27/07/2018, na abertura com Dom Dimas Lara Barbosa – Arcebispo de Campo Grande/MS, abordando o Tema e lema do Congresso.

“A religião deixou de ser um compromisso para as pessoas. Na verdade, as pessoas estão seguindo um mosaico de religiões e acabam não se comprometendo com nenhuma, mesmo entre os católicos. Eles acreditam parcialmente na fé. O ECC ajuda nessa transmissão”, pontuou o arcebispo.

Para concluir, o arcebispo de Campo Grande deseja que todos os envolvidos no Congresso, participantes e equipes de trabalho, possam crescer na espiritualidade e pobreza para melhor realizar a missão cristã no mundo.

No sábado, dia 28/07/2018, iniciou-se os trabalhos com a palestra Família: berço da harmonia e da paz proferida pelo Casal  Linaldo e Neuza.

Tendo Jesus, Maria e José como modelos, as famílias devem ser exemplos de obediência a Deus e à fé cristã, transmitindo aos filhos os valores que podem ajudar a construir a paz entre os homens.

“É na nossa casa que os nossos filhos, os nossos descendentes, têm que ter essa visão, esse amor: na nossa Igreja Doméstica”, completaram Linaldo e Neuzinha.

Na sequência, Igreja: comunidade a serviço da unidade e da paz, com o Casal Roque e Verônica Vice coordenadores nacionais da Pastoral Familiar.

Admirados com o relacionamento entre os membros das primeiras comunidades cristãs, exclamavam os pagãos: “vede como eles se amam!”. Essa frase deve ecoar ainda hoje nos corações dos fiéis, de modo que a Igreja continue a serviço da unidade e da paz a partir das famílias.

“Em um núcleo familiar entre homem e mulher o próprio Deus se perpetua nele. E assim se formam as primeiras comunidades: as familiares. Depois da comunidade familiar Ele então cria a Igreja. Ele cria a família, a família vai para a Igreja e a Igreja então olha para a família”, lembra.

O casal Eulálio e Elza, assessor arquidiocesano de formação de Campo Grande, abordaram o tema “A importância das formações” afirmando que “O treinamento está para um atleta como a formação está para um integrante das equipes dirigentes do ECC. É por meio do aprofundamento na doutrina da Igreja, e principalmente sobre o Documento Nacional sobre o Encontro de Casais com Cristo, que a preparação para os trabalhos ficam completos, diminuindo as dificuldades e uniformizando os encontros”.

A última palestrante do sábado foi Ana Laura de Almeida Dias com o tema: A ideologia de gênero.

Um alerta foi feito aos participantes do XV Congresso da Região Centro-Oeste do ECC: ideólogos de gênero querem destruir a família. A pesquisadora Ana Laura Almeida Dias fez um apanhado histórico dessa corrente de pensamento cujo objetivo é descontruir o conceito de masculino e feminino.

No Brasil, houve uma tentativa de implantar o termo “ideologia de gênero” na Política Nacional de Educação. Pode ser apenas um termo, mas o exemplo acima mostra o estrago que ele pode fazer uma vez inserido na lei. No fim, os parlamentares conseguiram extirpá-lo do projeto, mas Ana Laura alerta que grupos que defendem essa corrente de pensamento não vão descansar até cumprirem com seus objetivos.

No dia 29/07 palestraram o Casal Almir e Consuela com o tema “A Renovação da sociedade a partir dos valores cristãos”.

Com uma palestra bastante animada, eles mostraram aos participantes do XV Congresso da Região Centro-Oeste do ECC que é possível transformar a sociedade com base nos valores cristãos, principalmente os que brotam da família.

Eles explicam que diálogo e serviço são meios fundamentais para essa mudança. “À medida que a família cristã acolhe o Evangelho e amadurece na fé, torna-se comunidade evangelizadora”, completam.

Dom Benedito Gonçalves dos Santos – Assistente Eclesiástico Nacional do ECC finalizou o Congresso com o tema Ecc – serviço escola da cultura da paz na família, igreja e sociedade já no domingo, dia 29/07/2018.

Durante o Congresso houve a apresentação de 14 painéis, sendo estes: 1- Viúvos e Viúvas; 2-Segunda União; 3-Pastoral dos Surdos; 4-Espiritualidade; 5-Bom Pastor; 6-Pastoral Familiar; 7-Pós Encontro; 8-Apostolado da Caridade; 9-Formação de Formadores; 10-Engajamento Pastoral; 11- Dízimo; 12-Nossa Sra. Visita as Famílias; 13 – Pós Encontro; 14-Bom Pastor.

A partir de setembro, o ECC (Encontro de Casais com Cristo) terá um novo assistente nacional nomeado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Dom Adair José Guimarães, responsável pela diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO), que participa do XV Congresso da Região Centro-Oeste em Campo Grande.

Ele assume a missão no intuito de continuar fazendo do serviço uma escola da Igreja em favor das famílias.

“O ECC é uma valorização da família como Igreja Doméstica. Nós precisamos restaurar esses valores. Somos vítimas de toda uma agressão marxista contra a família no mundo de hoje e queremos recuperar esses valores cristãos”, afirma.

Dom Adair destaca que o encontro fortalece os casais para enfrentarem os desafios que se impõem com virtudes ensinadas pelo Cristo, transmitidas pelos apóstolos e reforçadas no exemplo dos santos: “humildade, oração e serviço”.

Nós Alisson e Solange Schila, casal coordenador Regional da Pastoral Familiar, tivemos a alegria de participar desse evento muito bem organizado, e o que temos a dizer, é que ficamos felizes em ver esse serviço tão importante em nosso Regional Oeste 1, trazendo à tona esses temas tão atuais para vida de nossas famílias. E sabedores de que podemos contar com esses casais tão bem preparados para o trabalho pastoral em nosso querido Setor Família.

Números desse XV Congresso

Congressistas: 292 casais

Religiosos: 107

Equipes de trabalho: 6 religiosos e 239 casais

Hospedeiros: 158 casais

Maiores informações: https://congressoeccco2018.com.br/noticias/

Por Solange e Alisson Schilla – Casal Coordenador da Pastoral Familiar