Dom Francisco Biasin

Administrador Apostólico de Corumbá – MS

Filho do casal Attilio Biasin e Vitória Biasin, Dom Francesco nasceu em Arzercavalli em Pádua na Itália em 06 de setembro de 1943.Cursou o o ensino fundamental na Escola Elementar de Arzercavalli, em Pádua e o ensino médio no Seminário Menor de Pádua em Thiene – Vicenza.

Dom Biasin foi ordenado presbítero em 20 de abril de 1968 também em Pádua e logo depois fez sua especialização de pós-graduação em Catequese, nos Salesianos de Milão, entre os anos de 1969 e 1971. Com apenas quatro anos de ministério ordenado Dom Francesco foi enviado ao Brasil como missionário Fidei Donum, permanecendo até fevereiro de 2003.

Após breve retorno à Itália, foi nomeado bispo pelo Papa São João Paulo II no dia 23 de julho daquele mesmo ano. Sua ordenação episcopal aconteceu na cidade de Pesqueira-PE, no dia 12 de outubro seguinte a sua eleição. Em 28 de agosto de 2011 tomou posse como bispo da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, sucedendo o então bispo diocesano, Dom João Maria Messi.

Ao completar 75 anos em 06 de setembro de 2018 Dom Biasin, pediu renúncia do ofício de bispo diocesano e permaneceu a frente da diocese fluminense até o dia 11 de maio de 2019 quando tomou posse Dom Luiz Henrique da Silva Brito.

No dia 04 de dezembro de 2023 foi nomeado pelo Papa Francisco como Administrador Apostólico de Corumbá – MS.