Missão Abadia leva Palavra, Eucaristia e Esperança para a Amazonia

Férias pela Missão! Novo jeito de estar próximo ao Povo

             Igreja em saída, é aquela, que não se contenta com sua zona de conforto e se lança a caminho. A missão é o DNA de uma Igreja viva, que verdadeiramente cumpre o mandato do Senhor: “Ide e fazei discípulos”. Para se fazer presente como Igreja em meio aos irmãos e irmãs mais necessitados de Pão, da Eucaristia e da Palavra, que cerca de 32 missionários, bispos, sacerdotes, leigos e seminaristas trocaram seu período de férias, por uma experiência, que para sempre marcará as suas vidas. Saíram de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no início de janeiro e permanecerão até 29/01/20, na Prelazia Apostólica de Borba – AM, visitando e evangelizando as comunidades locais. Participam desta experiência missionária as dioceses de Campo Grande, Dourados, Coxim e Três Lagoas, que fazem parte do Regional CNBB Oeste 1.

               A primeira atividade contempla a formação sobre a realidade da Amazônia e o sentido profético de ser missionário além das necessidades pastorais e sociais especificas daquela região. Formação esta,  conduzida por dom Zenildo Luís Pereira da Silva, CSsR, bispo da Prelazia de Borba.

               Materiais formativos para a evangelização estão entregues às lideranças comunitárias e ao bom povo como 500 Bíblias CNBB Iniciação à Vida Cristã, 500 subsídios ABC da Leitura da Bíblia, vários subsídios da IAM-Infância e Adolescência Missionárias, 500 terços confeccionados por mães voluntárias da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Campo Grande, 500 terços da JMJ, 500 frascos com água benta dentre outros.

               Os seminaristas estão em várias comunidades ribeirinhas além dos distritos que os acolhem, estão fazendo visitas nas casas, celebrando sacramentos junto aos padres, e principalmente formações nas áreas de Liturgia, Catequese, IAM, Dízimo, pequenas comunidades, Terço dos homens etc. Certamente esses momentos tão marcantes, ficarão gravados em suas almas, para quando forem sacerdotes, amarem com alma e coração os Povos que lhes forem confiados, principalmente os mais necessitados de Pão e de Deus.

     Com toda a certeza está sendo uma experiência muito rica a todos que estão nesta missão cumprindo o mandato de Jesus “ Ide e fazei discípulos” Mt 28, são muitas as dificuldades que todos os dias encontramos, mas com certeza muito mais é a presença de Deus que estamos recebendo deste povo tão sofrido e abandonado.

Por Cristiano dos Santos – Seminarista Finalista de Teologia da Diocese de Dourados – Coordenador Regional da Infância Missionária