… “Eu te absolvo” … “Fazei isso em memória de mim”!
O Corpo e o Sangue de Cristo!
… Eu te absolvo dos teus pecados … o Corpo e o Sangue de Cristo!
Duas frases que unem o céu e a terra. Duas ações únicas e exclusivas de homens, que foram agraciados com o chamado ao sacerdócio. São homens como os outros, que recebem tamanho poder pela Graça do Sacramento Sacerdotal. Nenhuma vocação é mais importante, que a outra, mas somente o sacerdote pode em nome de Deus, perdoar todo pecado, toda ofensa, que uma pessoa pode cometer. Ele não julga, só perdoa. Somente o sacerdote pode, pela imposição das suas mãos, transformar um simples pedaço de pão no Corpo de Jesus Cristo, o Filho do Deus altíssimo. Só e tão somente só, o sacerdote pode transformar umas gotas de vinho, no mesmo sangue vertido há mais de dois mil anos, no Calvário, onde Jesus, o Filho de Deus e de Maria, foi cravado numa cruz.
O sacerdócio é grandioso em si mesmo, e não importa quem seja o padre, cada vez, que ele diz: “eu te absolvo dos teus pecados”, ou “fazei isso em minha memória” os dois milagres acontecem. Somente ele age na pessoa de Cristo, ou seja, nestes dois momentos: da absolvição e da consagração, ele, pode até ser o maior pecador, mesmo assim o milagre acontece.
Andando por este Brasil, principalmente na Região Amazônica, a gente percebe, quanta diferença faz a presença de um padre. Comunidades, que se mantêm vivas se alimentando da Palavra contando os dias, para poderem presenciar o milagre da transformação do pão e do vinho em Corpo e Sangue do Senhor, para se alimentarem também da Eucaristia, e assim ganharem forças para viverem a luta do dia a dia.

É andando por Brasil quase continente, que nos deparamos também, com homens, que resolveram doar suas vidas na salvação das almas e na alimentação dos filhos de Deus com a Palavra e com a Eucaristia. São verdadeiros missionários, que não pensam em si, pelo contrário, sacrificam-se em tudo aquilo que uma pessoa normalmente precisa, para poder manterem vivas a fé e a esperança de tantos irmãos e irmãs, filhos de Deus, muitas vezes machucados pela dor do empobrecimento e das injustiças.
Neste domingo, em que comemoramos o dia da Vocação Sacerdotal, queremos de coração homenagear e agradecer a todos os sacerdotes, que gastam suas vidas, oferecendo o melhor de si, em nosso Regional.
Parabéns, que o Senhor continue fortalecendo cada um de vocês, e lhes mantenha sempre fieis a essa grande missão de fazerem discípulos e discipulas de Jesus, missionários e missionárias para o Reino.
Nosso respeito e nosso carinho por todos vocês