RETIRO ANUAL DOS DIÁCONOS PERMANENTES

Aconteceu nos dias 07 e 08 de setembro de 2024 na Paróquia São Carlos, na Diocese de Dourados o RETIRO ANUAL DOS DIÁCONOS PERMANENTES COM O TEMA: IDENTIDADE, ESPIRITUALIDADE E MISSÃO.

Para trabalhar os temas: A Espiritualidade do casal chamado à Diaconia do Senhor; A Espiritualidade da Esposa do Diácono Permanente em união esponsal; O compartilhamento da missão na Mistagogia do Serviço; A Identidade da missão da Esposa compartilhada no múnus da Caridade. Em ambientes preparados especialmente para cada qual, tivemos a graça de contar como Assessora a Profª Dra. Francilaide Ronsi: Possui graduação em Bacharelado em Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2007), mestrado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), dissertação com o tema: Mística, lugar para o encontro e diálogo inter-religioso. Contribuições de Juan Martin Velasco e Andrés Torres Queiruga, e doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014), com o tema: A mística cristã e o diálogo inter-religioso em Thomas Merton e em Raimon Panikkar – Para uma maturidade cristã e uma mística inter-religiosa. Pós-Doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (2016). Atualmente é Coordenadora e Professora do Programa de Pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; está inserida na Linha de Pesquisa Religião e Modernidade; e coordena dois projetos: Mística e espiritualidade do cotidiano e Teologia espiritual encarnada. Desenvolve a sua pesquisa e o seu ensino, principalmente, a partir dos seguintes temas: pluralismo, espiritualidade, diálogo inter-religioso, mística, ecumenismo, macrocumenismo, religiosidade popular, contemplação e justiça social. É membro de dois Grupos de Pesquisas: Espiritualidades contemporâneas, pluralidades religiosa e diálogo (CNPq) e Juventud, espiritualidad y búsqueda de sentido en el continente americano, eleita vice-presidente da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em teologia e ciências da religião.

Para trabalhar os temas: Diaconato Permanente segundo o CIC; Identidade e Missão; a Palavra do Dicastério para o Clero sobre os Diáconos Permanentes e a condução de partilhas. À luz do tema do retiro; da Identidade e a visão canônica do ministério diaconal: Pe. Fr. Dr. Moacyr Malaquias Júnior  Sacerdote da Ordem dos Frades Menores – OFM. Exerce a função de Vigário Judicial no Tribunal Eclesiástico Regional de Campo Grande – MS. Professor de graduação, Pós-graduação, Mestrado e Doutorado em Direito Canônico nas Universidades pelo Brasil. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Direito Canônico e História. Graduado em Direito pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso do Sul (1983). Graduado em História pela mesma Faculdade (1986). Graduado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1998). Graduado em Teologia pelo Instituto Teológico João Paulo II, Oeste I (1998). Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Antonianum, Roma – IT (2003). Mestre em Master in Bioetica pela Facoltà di Bioetica dell’Ateneo Pontificio Regina Apostolorum, Roma – IT (2011). Consultor para o Dicastério da causa dos Santos e para o Dicastério para o Clero.

Assim, foram dias de conhecimento, e espiritualidade contamos com a presença de diversos Diáconos Permanentes da Diocese de Dourados e da Arquidiocese de Campo Grande e suas esposas. Alguns depoimentos dos presentes:

“Ótimo encontro. Alegre, com  leveza e sabedoria dos assessores.  Creio que é  inicio de uma nova etapa. Parabéns a todos  que participaram(Diác. Carlos Alberto – Presidente do CDD – Dourados/ MS).


Quero aqui externar os meus cumprimentos e agradecimentos aos organizadores do encontro, tanto pela organização quanto pela escolha dos palestrantes, o Frei Moacir e a Dra. Francilaide, riquíssimos no conhecimento e na forma de transmitir!!!! foi um momento especial de colheita de excelentes frutos, sem contar a satisfação e a alegria de confraternizar com os irmãos da arquidiocese de Campo Grande, como é bom estar com os irmãos!!! as trocas de experiências e partilha das vivências foi muito e é muito salutar para a nossa caminhada, valeu a pena demais. (Diác. Edenilson – Diocese de Dourados/ MS).


Quero agradecer a coordenação Diác. Alan  e demais irmãos pela oportunidade de nosso convívio no Retiro neste final de semana passado. Foi bom partilhar nossas dificuldades, alegrias, etc.. creio que tudo isso vai nos ajudar daqui pra frente. Fiquei feliz de conhecer muitos entre eles o Diácono Nilson que tem o filho Diác. Edenilson Domingos  diácono também, meu colega Bombeiro Militar. Alimentação impecável. Minha filha se encantou com a equipe da cozinha e vice versa. Ir com a família completa da mesma forma que @Valdeir  (criança) trouxe uma identidade Diaconal (família). Ótimos pregadores: a Professora Dra Francilaide Ronsi  muito competente e o Pe. Fr. Dr. Moacyr Malaquias Júnior OFM. Enfim, não vejo a hora de reencontrar os irmãos e esposas “diaconisas“. (Diác. Rodolfo – Arquidiocese de Campo Grande – MS).

Começamos no sábado pela manhã com palestras simultâneas para os Diáconos e Esposas, com espaço reservado para ambos com temáticas direcionadas para cada realidade dentro da temática do retiro. Ao final do sábado às 18:00hs junto com a Comunidade Paroquial a Missa Presidida pelo nosso Assessor Pe. Fr. Dr. Moacyr Malaquias Júnior OFM, a homilia proferida pelo Presidente da Comissão Regional dos Diáconos. No dia seguinte com Diáconos e Esposas, ambos Assessores concluíram suas temáticas e em seguida finalizado com os agradecimentos seguido de Santa Missa Presidida pelo Bispo Diocesano de Dourados Dom Henrique Aparecido de Lima.

Acredito na unidade, “a multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma” (At 4,32), buscaremos permanecer como atalaias e anunciadores do evangelho do Amor entre os irmãos. É preciso cada vez mais buscar fortalecer a vocação da Diaconia do Senhor, manifestando a que veio, ao serviço, e nada mais, atender aos mais necessitados pelo múnus da caridade, bem como exercer com dignidade no múnus da liturgia pelo ensino e pregação da palavra com zelo e dedicação. Para tanto em busca de ser um só coração e uma só alma, nós Diáconos Permanentes do Regional Oeste 1, buscaremos nos conhecer e darmo-nos a conhecer pelo Testemunho da Palavra, pelo Testemunho do Evangelho de Jesus Cristo.