REPRESENTANTE DO VATICANO CHEGA A BRASÍLIA (DF) PARA PARTICIPAR DE ENCONTRO EM PREPARAÇÃO AO JUBILEU 2025

Com o anúncio de mais um Ano Santo, convocado pelo Papa Francisco, a Igreja no mundo inteiro se prepara em peregrinação rumo ao Jubileu 2025, que tem como tema: “Peregrinos de Esperança”. No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Equipe de Animação do Jubileu, realiza um encontro, em âmbito nacional, nos próximos dias 29 e 30 de janeiro, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF).

A iniciativa tem o objetivo de situar as dioceses quanto à proposta do Jubileu e animar sua organização nas Igrejas locais. Dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, do Vaticano, e também organizador e coordenador do Jubileu de 2025 participa como convidado especial. Estão confirmados além dele mais de 280 participantes entre bispos, representantes de dioceses, arquidioceses, pastorais, organismos e movimentos.

A mesa de abertura do evento, no dia 29 de janeiro, contará com as presenças do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro; o arcebispo de Brasília (DF), cardeal Paulo Cezar Costa e o Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella. Entre os temas previstos para a reflexão nesse dia estão assuntos como o “Panorama da ação evangelizadora a partir da CNBB”; “Desafios da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”; “O Jubileu nas Sagradas Escrituras” e o “Jubileu da Esperança em 2025: anseios do Papa Francisco”.

No último dia, 30 de janeiro, serão contempladas temáticas como “A celebração do Jubileu”; “Propostas para a realização do Jubileu da Esperança” e, ainda, uma mesa redonda sobre “As perspectivas para o Jubileu no Brasil”. O encontro será encerrado com uma celebração eucarística presidida por Dom Rino Fisichella, na Basílica Santuário São Francisco de Assis, em Brasília (DF).

De nosso Regional Oeste 1, participam:

  • Pe. Rodrigo, Arquidiocese de Campo Grande
  • Pe. Marcos, Diocese de Dourados
  • ⁠Pe. Fabrício, Diocese de Coxim
  • ⁠Pe. Marcos Paulo, Diocese de Naviraí.

Cada um gravou uma pequena mensagem, que você pode ver em nosso canal no YouTube.

Jubileu 2025

O Jubileu é um evento especial da Igreja Católica que se repete a cada 25 anos, também chamado Ano Santo. Trata-se de um ano de perdão, de reconciliação e indulgência. Os fiéis que se dirigirão e visitarão as Basílicas designadas poderão receber a indulgência plenária. O último Jubileu se realizou em 2000 no papado de João Paulo II. O próximo será em 2025, exatamente 25 anos depois. O Ano Santo é proclamado pelo Papa e tem início com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

 

SERVIÇO

O quê: Encontro Nacional “Preparando o Jubileu 2025”

Quando: 29 e 30 de janeiro

Onde: Casa Dom Luciano, Auditório São João XXIII

Contato: (61) 2103-8300 / 96741-8682 /Assessoria de Comunicação da CNBB / Padre Arnaldo Rodrigues

Saiba mais: https://www.cnbb.org.br/tag/jubileu-2025/

Fonte CNBB Nacional