Novo Bispo de Corumbá, MS é ordenado em sua Terra Natal, Umuarama, PR

Num clima de muita alegria, fraternidade e solidariedade Monsenhor João Aparecido Bergamasco, foi ordenado Bispo para Diocese de Corumbá no dia 03 de março às 18 horas. A Catedral Divino Espírito Santo de Umuarama PR, sua Terra Natal, foi pequena para acolher o grande número de fiéis, que vieram para participarem deste momento tão importante do já Dom João Aparecido. Filho de uma família numerosa, 12 filhos, uma grande parte dos bancos da Catedral, foi ocupada pelos familiares, capitaneada pela sua Mãe, Dona Maria Gimenes, que emocionou a todos, quando o Bispo Presidente, Dom José Maria Maimone a chamou à frente da assembleia para que todos a conhecessem.

Conheçamos um pouco da trajetória deste Novo Membro do Episcopado do Regional MS

Monsenhor João Aparecido Bergamasco nasceu em 15 de maio de 1967, em uma propriedade rural localizada na estrada Moema – Umuarama. No dia 20 do mesmo mês, recebeu o Sacramento do Batismo na matriz São Francisco de Assis. É filho do casal Maria Gimenez/Antônio Osvaldo Bergamasco e o oitavo filho de uma família de 12 irmãos.

Ele é padre religioso da Sociedade do Apostolado Católico (Palotino) e atualmente é Pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Fátima do Sul (Diocese de Dourados).

Graduou-se em Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Maria, em Santa Maria (RS) de 1987 a 1988 e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Maria, em Santa Maria (RS) de 1990 a 1993. Fez o curso de Formador para a Vida Religiosa e Consagrada no Instituto São Tomás de Aquino, de Belo Horizonte (MG), de 2009 a 2010.

Após sua ordenação, foi enviado em missão ao Estado de Rondônia, onde trabalhou como vigário geral, de 1994 a 1995, na Paróquia São Francisco de Assis, em Ariquemes. Foi o idealizador do Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Iporã (PR. Também integrou o Conselho Presbiteral. Em Cerejeiras (RO) onde permaneceu até o final de 1998, foi diretor da Rádio Comunitária FM, assessor da Pastoral da Juventude da área Episcopal. Em 2001, assumiu como Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Manaus (AM). Foi Reitor do Seminário São Vicente Pallotti em Palotina (PR) até o final de 2010. Em 2011 assumiu a missão de ser diretor financeiro da Gráfica e Editora Pallotti, em Porto Alegre (RS). Em 2012 volta à Manaus (AM) onde exerceu vários serviços.

Até o dia da sua nomeação, exercia se ministério como Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Fátima do Sul MS, na Diocese de Dourados. E a partir do dia 23 de março de 2019, assumirá o governo episcopal da Diocese de Corumbá.

Damos as nossas boas-vindas a Dom João no Regional Oeste 1 e desde já o Regional se coloca à sua inteira disposição.