“Conhecer a realidade é um sopro do Espírito”

IMG-20160720-WA0029Essa frase de Dom João Gilberto de Moura, Bispo da Diocese de Jardim, no Mato Grosso do Sul, falando aos Secretários Executivos na visita que fizeram às aldeias. De 18 a 22 de julho, provenientes dos quatro cantos do Território Brasileiro, 16 Secretários Executivos (Sacerdotes, Religiosos e Leigos), Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Geral e Pe. Antônio Luiz Catelan, Subsecretário para a área da pastoral, viveram uma experiência de tirar o fôlego no verdadeiro sentido da palavra. Num encontro marcado pela fraternidade, partilha de experiências e muito diálogo, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a realidade do Regional anfitrião, o Oeste 1, narrada por cinco dos sete Coordenadores Diocesanos de Pastoral das Dioceses, que compõem o Regional. Se fizeram presentes as Dioceses de Campo Grande, Dourados, Jardim, Naviraí e Três Lagoas. Nas suas falas, os coordenadores apresentaram as estruturas e dinâmicas pastorais e os principais desafios das suas respectivas dioceses. Entre tantos outros, o maior desafio do momento é a situação em que estão mergulhados os Povos Indígenas, queIMG-20160721-WA0030 estão vivendo em constantes ameaças, por conta das suas lutas pela demarcação das suas próprias terras.

Um dos pontos altos do encontro foi a visita ao Povo Indígena Terena na Cidade de Miranda. Esta visita foi organizada de início ao fim com a ajuda de Dom João Gilberto de Moura e do Pe. Erwane Benedito, Coordenador de Pastoral, que não mediram esforços para que esse momento fosse tão significativo como foi.

O contato com as pessoas das aldeias mexeu com a vida dos secretários. Nas conversas informais, mas também na avaliação que foi feita, percebeu-se nitidamente nas várias falas, como esse momento foi tão forte e tão significativo.

O clima que se estabeleceu entre os secretários foi de muito diálogo, fraternidade e IMG-20160721-WA0031partilha. Não existiu competição, mas quem apresentava algo sobre o que está realizando, o fazia como gesto de partilha, de entreajuda e solidariedade.

A presença de Dom Leonardo   no primeiro dia, e do Pe. Antônio Luiz Catelan durante todo o encontro, serviram para fortalecer ainda mais os nossos vínculos e ao mesmo tempo reforçar de que somos uma unidade diversificada nas 18 realidades que compõem a CNBB.

Não podemos deixar de ressaltar, o apoio logístico e fraterno do Pe. Israel da Cidade de Bonito, que acolheu em sua paróquia com tanto carinho e desprendimento o grupo dos secretários para um dia de conhecimento das belezas naturais do regional e também lazer e convívio.

E fica expresso aqui a participação do Episcopado do Regional, quando acolheu a
proposta de que o encontro fosse realizado ali. Ao mesmo tempo, o apoio da equipe do regional, que nos bastidores deu um grande suporte para que o evento acontecesse no modo que aconteceu.

Nossa gratidão e nosso respeito aos secretários por todo carinho, respeito e acolhida, que tiveram pela nossa simplicidade.

Vêm aí os próximos encontros já previstos para os dias 8 e 9 de novembro, em Brasília (DF). E em 2017, a primeira reunião será no Rio de Janeiro (RJ), sede do Regional Leste 1 da CNBB.

“O que a memória ama, fica eterno” (Adélia Prado)