“Conhecer a realidade é um sopro do Espírito”
Essa frase de Dom João Gilberto de Moura, Bispo da Diocese de Jardim, no Mato Grosso do Sul, falando aos Secretários Executivos na visita que fizeram às aldeias. De 18 a 22 de julho, provenientes dos quatro cantos do Território Brasileiro, 16 Secretários Executivos (Sacerdotes, Religiosos e Leigos), Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Geral e Pe. Antônio Luiz Catelan, Subsecretário para a área da pastoral, viveram uma experiência de tirar o fôlego no verdadeiro sentido da palavra. Num encontro marcado pela fraternidade, partilha de experiências e muito diálogo, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a realidade do Regional anfitrião, o Oeste 1, narrada por cinco dos sete Coordenadores Diocesanos de Pastoral das Dioceses, que compõem o Regional. Se fizeram presentes as Dioceses de Campo Grande, Dourados, Jardim, Naviraí e Três Lagoas. Nas suas falas, os coordenadores apresentaram as estruturas e dinâmicas pastorais e os principais desafios das suas respectivas dioceses. Entre tantos outros, o maior desafio do momento é a situação em que estão mergulhados os Povos Indígenas, que
estão vivendo em constantes ameaças, por conta das suas lutas pela demarcação das suas próprias terras.
Um dos pontos altos do encontro foi a visita ao Povo Indígena Terena na Cidade de Miranda. Esta visita foi organizada de início ao fim com a ajuda de Dom João Gilberto de Moura e do Pe. Erwane Benedito, Coordenador de Pastoral, que não mediram esforços para que esse momento fosse tão significativo como foi.
O contato com as pessoas das aldeias mexeu com a vida dos secretários. Nas conversas informais, mas também na avaliação que foi feita, percebeu-se nitidamente nas várias falas, como esse momento foi tão forte e tão significativo.
O clima que se estabeleceu entre os secretários foi de muito diálogo, fraternidade e partilha. Não existiu competição, mas quem apresentava algo sobre o que está realizando, o fazia como gesto de partilha, de entreajuda e solidariedade.
A presença de Dom Leonardo no primeiro dia, e do Pe. Antônio Luiz Catelan durante todo o encontro, serviram para fortalecer ainda mais os nossos vínculos e ao mesmo tempo reforçar de que somos uma unidade diversificada nas 18 realidades que compõem a CNBB.
Não podemos deixar de ressaltar, o apoio logístico e fraterno do Pe. Israel da Cidade de Bonito, que acolheu em sua paróquia com tanto carinho e desprendimento o grupo dos secretários para um dia de conhecimento das belezas naturais do regional e também lazer e convívio.
E fica expresso aqui a participação do Episcopado do Regional, quando acolheu a
proposta de que o encontro fosse realizado ali. Ao mesmo tempo, o apoio da equipe do regional, que nos bastidores deu um grande suporte para que o evento acontecesse no modo que aconteceu.
Nossa gratidão e nosso respeito aos secretários por todo carinho, respeito e acolhida, que tiveram pela nossa simplicidade.
Vêm aí os próximos encontros já previstos para os dias 8 e 9 de novembro, em Brasília (DF). E em 2017, a primeira reunião será no Rio de Janeiro (RJ), sede do Regional Leste 1 da CNBB.
“O que a memória ama, fica eterno” (Adélia Prado)