CARTA ABERTA DE SOLIDARIEDADE AO POVO KINIKINAU
COMISSÃO DE JUSTIÇA E PAZ – CRJP MS
Organismo Vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB Regional Oeste 1
CARTA ABERTA DE SOLIDARIEDADE AO POVO KINIKINAU
A Comissão Regional de Justiça e Paz de Mato Grosso do Sul – CRJP/MS e demais entidades, movimentos sociais, organismos e pastorais da CNBB Oeste 1 reunida no dia 03 de agosto de 2019, na sede da CNBB do Regional Oeste 1, no Seminário Regional “Políticas Públicas e o Grito dos Excluídos”, receberam durante o encontro uma comissão de indígenas que vieram para expressar seu grito de socorro e denunciar os fatos ocorridos no dia 01 de agosto de 2019 no município de Aquidauana/MS, quando tentavam a retomada de suas terras tradicionais reconhecidas conforme estudos antropológicos.
O povo Kinikinau foi surpreendido por uma ação de despejo forçado, ao arrepio das normas legais em vigor com um aparato e uso de força desproporcional por parte do Estado, sem nenhum tipo de assistência, suporte e diálogo.
Nesse sentido as pastorais sociais, movimentos e organismos do Regional Oeste1 aqui reunidos e tendo como fundamento a “Vida em Primeiro Lugar” se solidarizam com a causa indígena, em especial com o povo Kinikinau em razão da violência sofrida neste acontecimento.
Para tanto, vimos por meio desta carta, repudiar as ações ocorridas e cobrar das autoridades através dos órgãos competentes, que retomem imediatamente o diálogo e cumprimento da Constituição, pois não é justo, ético e legitimo agir pela coerção e violência.
Exigimos também que sejam apuradas as ações e a responsabilidade da ordem manifestamente ilegal de despejo forçado naquela comunidade indígena.
Assinam:
- Centro de Estudos Bíblicos – CEBI;
- Comissão Pastoral da Terra – CPT;
- Comissão Regional de Justiça e Paz – CRJP/MS;
- Comunidade Eclesiais de Base – CEBs;
- Congreção das Irmã Franciscanas – CIFA;
- Conselho Indigenista Missionário – CIMI-MS;
- Conselho Missionário Diocesano Corumbá – COMIDI;
- Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB Regional;
- Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IELB;
- Movimento de Mulheres Camponesas – MMC;
- Pastoral da Acolhida;
- Pastoral da Juventude – PJ;
- Comissão da Mobilidade Humana;
- Pastoral do Menor;
- Rede Celebra de Campo Grande;
- Secretaria Executiva da CNBB Regional Oeste 1;
- Sindicato Municipal dos Trabalhadores da Educação de Dourados – SIMTED-MS.