CONSER é Conselho e Reencontro
O CONSER, Conselho Regional, que reúne os Bispos do Regional Oeste 1 e as coordenações das pastorais, movimentos e serviços acontece duas vezes por ano, uma vez em fevereiro e a segunda normalmente em agosto. Esse conselho, que não é deliberativo, mas sim consultivo tem em si também a dinâmica da formação e da partilha pastoral. Nos dias 12 e 13 de agosto aconteceu o segundo CONSER de 2019, que teve um excelente momento de reflexão sobre a Liturgia como fonte e ápice do discipulado e da missão.
O assessor, foi o Pe André Marcio Nogueira de Souza, do Clero da Diocese de Coxim. Pe. André é bacharel em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica-Campinas, mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, especialista em Liturgia pela Pontifícia Universidade Católica-GO e tem formação Litúrgico-Musical pela CELMU – CNBB.
A outra dimensão do CONSER é o reencontro das Pastorais, Movimentos e Serviços entre si, onde as partilhas além de iluminarem a caminhada da missão no Regional, fortalecem também as ações de cada missionário. O reencontro também se dá de maneira muito próxima e fraterna, dos agentes de pastorais com os seus bispos referenciais e numa fraterna troca de experiências redirecionam os rumos da missão.
É sempre assim, a cada CONSER, a gente descobre coisas novas, a mais nova desta vez ficou por conta das Pastorais Sociais, que tomaram consciência, que mesmo sendo especificas, podem ser mais fortes e fazerem muito mais, quando se juntam e seguem na mesma direção.
Uma dimensão do profetismo do CONSER é o Grito dos Excluídos, que reapareceu depois de tanto tempo, já que estamos às vésperas deste Grande Momento não só da Igreja, mas de toda a sociedade, que reflete sobre as realidades mais gritantes da atualidade, o sistema, que tenta abocanhar a vida, principalmente dos mais empobrecidos e por isso, deve ser repensado, porque como ele é hoje, não vale.
Agora, voltando para as bases, se retoma a caminhada e já se começa pensar na Assembleia Regional do Povo de Deus nos dias 28 e 29 de setembro.