Bispo e Coordenadores regionais se reúnem para o 1º Conselho Episcopal Regional Oeste 1 de 2019
O discípulo missionário é gerado no encontro pessoal com Jesus Cristo
Com o intuito de evangelizar à partir de Jesus Cristo, como Igreja discípula missionária do Reino de Deus, nos dias 18 e 19 de fevereiro, coordenadores das pastorais, dos movimentos e dos serviços do Regional Oeste 1 se reuniram em Campo Grande (MS), junto aos Bispos das sete Dioceses de Mato Grosso do Sul, para a reunião do Conselho Episcopal Regional (Conser) Oeste 1. O intuito foi discutir e planejar as ações que nortearão a missão da Igreja Sul Mato-grossense durante o ano de 2019.
Durante o encontro, que foi realizado na sede da CNBB Oeste 1, os participantes também tiveram a oportunidade de refletirem sobre “Os desafios da Pastoral de Conjunto” e a “espiritualidade e mística da missão”. Os temas foram assessorados pelo Padre Fábio Antunes, Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Coxim.
Dentre os vários pontos destacados pelo Padre, está a necessidade do fortalecimento das Pequenas Comunidades e os grupos de família tornando efetiva a setorização. “O intuito é que a nossas ações dentro das pastorais possam gerar discípulos missionários. Para isso alguns passos precisam ser fortalecidos, como a experiência pessoal da fé. Sabemos que deste encontro pessoal com Deus é gerado o discípulo missionário comprometido com o Reino de Deus e é sempre este pensamento que deve nortear as ações nas pastorais e movimentos”, disse o Padre durante a explanação dos temas.
As reflexões propostas foram pertinentes, tendo em vista que os coordenadores regionais e os Bispos referenciais puderam dialogar sobre a situação de cada pastoral alinhada a proposta missionária que nos pede o Papa Francisco, a de ser uma Igreja em saída, vivendo assim em estado permanente de missão.
Dentre as novidades, o regional tem trabalhado na articulação de três novas pastorais que estão sendo estruturadas para auxiliar na evangelização: Pastoral do Surdo, Pastoral da Pessoa Idosa e a Pastoral da Mobilidade Humana.
Durante o encontro também foi distribuído o calendário com o Plano Pastoral 2019 para que todas as pastorais possam ser conhecedoras das ações realizadas no regional e possam se comprometer com as prioridades estabelecidas pela Igreja em Mato Grosso do Sul, que pede: a assistência imediata dos necessitados: promoção da vida (de maneira especial os Povos Indígenas e Populações Tradicionais), a criação de uma pauta comum entre as Pastorais Sociais: engajamento na transformação das estruturas de mudanças junto com outros atores sociais e ações que possam dar uma atenção toda especial às Juventudes.
Dessa forma, o desejo é que Pastoral de Conjunto possa se fortalecer e efetivar a corresponsabilidade e participação de todos os fiéis na vida da Igreja de todo o Regional Oeste 1.
Por Luciana Navarro PASCOM