A partilha se fez milagre no Congresso Eucarístico da Diocese de Coxim.

 A Diocese de Coxim, motivada pelo seu Pastor, Dom Antonino Migliore, em comunhão com o presbitério, religiosos e religiosas, e toda a assembleia dos chamados através do batismo, realizou seu Primeiro Congresso Eucarístico Diocesano na cidade de São Gabriel do Oeste – MS. De 16 a 18 de junho a programação aconteceu em cada paróquia: missa, adoração, encontro com crianças, jovens, missão, entre outros momentos. O tema do Congresso foi Eucaristia: Sacramento de unidade e o lema: Reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.

No domingo, dia 19, a concentração das paróquias foi na cidade de São Gabriel do Oeste. O café foi às 8h da manhã, no salão paroquial, seguido da acolhida e oração inicial. Todos se dirigiram às oficinas: Família, Catequese, Liturgia e Juventude. Cada oficina em uma Comunidade da paróquia, com exceção da oficina da liturgia, que foi na matriz Nossa Senhora Aparecida. As reflexões, preparadas pelos assessores, todas elas perpassando pelo tema da Eucaristia, contou com a adesão de aproximadamente 920 pessoas na oficina da família, 500 pessoas na oficina da liturgia, 380 na da juventude e 250 da catequese, um total de 2.100 pessoas inscritas e presentes no evento. O almoço foi preparado em cada local que acolheu uma oficina. Após o almoço todos se dirigiram, alguns de ônibus, outros de carro para o Salão Paroquial da Matriz São Gabriel. Os jovens, criativamente, fizeram o trajeto a pé. Às 14h começaram as apresentações culturais, danças preparadas pela Congregação das Irmãs Missionárias Servidoras da Palavra e pelo Grupo Gira, escola de dança dirigida pela professora Elisangela. A animação foi por conta da Banda Salux que contagiou os participantes do Congresso com o carisma e alegria. Algumas empresas ofereceram seus produtos, congregações divulgaram seus carismas e a diocese também mostrou um painel fotográfico das vocações sacerdotais, tudo isso em um espaço preparado para tendas desse gênero. As crianças também foram bem acolhidas por uma equipe preparada para cuidar delas, oferecendo brinquedos, pinturas e outras atividades lúdicas. O encontro teve seu ponto alto na Santa Missa, que aconteceu em frente a Igreja Matriz, às 16h40min com a presença dos inscritos e demais fiéis que não puderam ou que não quiseram se inscrever para o Congresso. Após a oração da comunhão, todos fizeram uma breve caminhada guiada pelo Santíssimo, que foi o motivador de todo o Congresso. A procissão foi iluminada pelos celulares dos participantes e animada por um carro com estrutura de som, e teve sua conclusão no altar preparado para missa, em frente à Matriz, com a benção do Santíssimo e o Hino da Diocese. Foram mais de duzentas pessoas trabalhando no Congresso e muito mais pessoas que trabalharam silenciosamente com a sua doação de alimento ou dinheiro para que não faltasse nada.

O milagre da partilha aconteceu. O café sobrou e serviu também para o lanche da tarde. O almoço sobrou. O amor transbordou nos corações de todos os que fizeram parte deste chamado de Deus, inspirado pela voz profética do nosso bispo para que nossa Igreja continue se esforçando para trabalhar em unidade na oração, no trabalho, na economia, enfim, na vida.

Por Pe. Fabricio Pinheiro

Assessor Referencial do Congresso