Dom Otair Nicoletti é ordenado Bispo para a Diocese de Coxim

 Quando Deus chama, chama. Responder é com a pessoa. Assim, foi com Dom Otair Nicoletti, o novo Bispo de Coxim. Uma provocação da mãe, a morte de seu pároco e o jovem Otair decide responder ao chamado de Deus. Em sua História, Otair Nicoletti, paulista, migrado para o antigo Mato Grosso, vivia e aprendia o que sua família lhe ensinava, trabalhar para construir um futuro. E pela origem, esse serviço seria na agricultura, como realmente foi até os seus 17 anos. Uma tragédia, a morte de seu pároco, de outros sacerdotes e um Irmão Religioso nos anos 80, mudaria sua vida. A tragédia lhe trouxe à memória, uma provocação da sua mãe: “você não pensa em ser padre?”. A partir deste trágico acidente, ele começou a pensar seriamente sobre ser sacerdote, partilhou com a família e com seu novo padre e assim teve início sua trajetória até chegar  hoje 10 de dezembro de 2022, a quem ele é, DOM ALTAIR NICOLETTI, Bispo da Diocese de Coxim.

Diante de uma grande multidão, vinda de muitos lugares, tendo como testemunhas principais, seus pais e sua família, Otair, diz outra vez seu sim a Deus, desta feita para assumir a missão como sucessor dos apóstolos na Igreja Católica Apostólica Romana. Após as perguntas feitas pelo seu antecessor, Dom Antonino Migliori, Bispo Ordenante, sobre a sua disponibilidade de servir a Igreja, Otair responde “sim com a graça de Deus”. E é essa graça de Deus, que o conduziu até aqui e com certeza lhe estará muito vizinha nesta nova jornada da sua vida, principalmente quando surgirem as dificuldades.

A Igreja particular de Dourados, que de verdade assumiu essa ordenação como uma grande doação à Igreja, realizou com simplicidade, mas com uma tonalidade de grandeza, o grande momento na vida deste sacerdote simples, servidor do altar, mas com um coração grandioso, sempre atento aos irmãos e irmãs mais necessitados. E agora, o que só Dourados desfrutava, os dons de Dom Otair, Coxim, o Regional Oeste 1 e toda a CNBB desfrutarão com a sua entrada no Episcopado. Avançar para águas mais profundas, é não ter medo de anunciar Jesus a todos, sem exceção.

Dom Otair, que seu barco singre o quanto mais distante puder chegar para que o Reino de Deus se torne tudo em todos. Que essa jornada que ora se inicia, seja sempre frutuosa com as graças e bênçãos de Deus que sempre lhe acompanharão.

Parabéns, Dom Otair! Parabéns, Coxim! Gratidão Dourados, por tão grande dádiva.