“Do ventre materno até aos pés do altar!”

A Família bem formada é uma luz para iluminar a sociedade em caminho. É a salvação da humanidade.

Este foi o tema da Hora da Família de ontem dia 30 de junho. O Hora da Família acontece todas as terças-feiras pelo canal da Pastoral Familiar no Youtube e na página do Facebook. Os convidados desta semana foi o Casal Solange Gregory e Alisson Schila da Paróquia Catedral de Dourados, Coordenadores da Pastoral Familiar no Mato Grosso do Sul e agora recém escolhidos, como Casal Coordenador da Etapa do Pré-Matrimonio em nível Nacional.

Mediado por Dom Ricardo Hoepers, Bispo Presidente da Comissão Episcopal para Vida e Família, o Casal dialogou por cerca de uma hora sobre a dinâmica da educação na fé em âmbito familiar.

Já no ventre, ou até antes disso, se inicia a educação para a fé, o despertar para o sagrado. Já na preparação para o Matrimônio, os noivos, começam a pensar como deverão educar seus filhos na fé. No projeto de vida a dois, está em destaque o cuidado com os filhos, mas principalmente como conduzi-los de maneira que possam ser firmes e perseverantes na vida de Igreja.

Uma das estratégias, que o Casal vive em sua própria família, é aquela da leitura diária do Evangelho juntamente com os filhos, o momento orante do dia, que vai gerando em casa um ambiente espiritual, onde cada ação, palavra e atitude é confrontada com a mensagem evangélica do dia.

Uma outra proposta para manter o clima espiritual familiar, é a catequese familiar, ou seja, a família inteira se torna catequista e evangelizadora, enquanto anuncia aos outros, ela também ao seu interno, na preparação dos encontros, vai se evangelizando.

Na formação da Família é importante a inserção na vida da comunidade paroquial, e é esse o projeto do Casal agora diante da Etapa do Pré-Matrimonio, dar continuidade ao trabalho que já está sendo feito, buscando aproximar ainda mais as famílias das suas comunidades por meio da ação e da celebração. Para isso propõe a construção de itinerários pedagógicos, que facilitem a caminhada de oração e participação das famílias nas ações pastorais de suas comunidades locais.

A vivência comunitária é o fio condutor de toda a evangelização. A comunidade nos alimenta com as ricas experiências vividas nos vários grupos, que são muito próximos de nós, e que depois nos impulsionam ao serviço em benefício de todos.

O grande desafio hoje na Pastoral Família é o trabalho em conjunto. A construção de uma pastoral orgânica com todas as pastorais, fazendo uma coordenação de energia de todos os setores para que a engrenagem possa se desenvolver de modo harmônico. Não precisamos construir um novo processo, basta uma união de esforços. Para isso, ousamos estar próximos das pessoas também lá onde elas estão, usando como ferramenta o itinerário pedagógico de fé, no intuito de atingir pessoa a pessoa.

Enfim, a melhor prática é estar próxima das famílias, que com o acompanhamento personalizado, que provoca o encontro pessoal com Cristo e com  o outro a pessoa se sente impelida a agir de modo concreto, e o lugar concreto da ação é a comunidade.

Agradecemos a Deus por este serviço lindo desta família, no Regional e agora também como dissemos em nível Nacional, ajudando a tantas famílias, principalmente aos jovens que estão se preparando para formarem famílias pelos vínculos sagrados do Sacramento do Matrimônio.

A Família bem formada é uma luz para iluminar a sociedade em caminho. É a salvação da humanidade.