Com Santa Missa, Diocese de Três Lagoas celebra neste domingo o Jubileu de 40 anos de Missão e Evangelização

Com o intuito de compartilhar com a comunidade a alegria de celebrar 40 anos de Missão e Evangelização, o Bispo da Diocese de Três Lagoas (MS), Dom Luiz Gonçalves Knupp, convida a todos para participar neste domingo (7/1) às 9h na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Três Lagoas, da Santa Missa em ação de graças pelo aniversário de 40 anos da nossa diocese.

Oficialmente, a Diocese de Três Lagoas foi criada pelo Papa Paulo VI no dia 3 de janeiro de 1978, porém, a comemoração será realizada neste domingo (7/1) com a Santa Missa.

O território diocesano contempla 10 cidades da região conhecida como Costa Leste de Mato Grosso do Sul e abrange as cidades de Três Lagoas, Selvíria, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara, Brasilândia, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Inocência e Cassilândia.

No domingo a Santa Missa será presidida por Dom Luiz Gonçalves Knupp e concelebrada pelos Padres das 15 paróquias da Diocese. Também são aguardadas caravanas e representes de todas as cidades do território diocesano. “Este é um momento abençoado e queremos festejar com todos os fiéis da nossa diocese a alegria de sermos uma Igreja missionária, unida e acolhedora. São 40 anos de história, de missão e evangelização que devem ser celebrados. Queremos convidar todos fiéis para participar deste momento conosco e também, para que dêem continuidade à construção da história de fé, testemunho e missão da nossa Diocese”, disse Dom Luiz Knupp.

Para festejar a data, em junho de 2017, no dia do padroeiro da Diocese de Três Lagoas, o Sagrado Coração de Jesus, foi lançada a logo, a oração e o hino jubilar acompanhados do concurso cultural de redação, que sorteou uma romaria com acompanhante para o Santuário Nacional em Aparecida (SP), camisetas com a logo do jubileu, que foram comercializadas em todas as cidades da diocese, dentre outras ações que proporcionaram que todos os diocesanos celebrassem juntos esse momento de grande alegria.

Sobre a Logo Jubilar

A logo jubilar foi desenvolvida não para ser meramente um desenho comemorativo, mas, para resgatar a memória histórica e religiosa da nossa diocese.

Na imagem, vemos que a cor predominante é o azul e que o número 40 é preenchido por água. O azul é a cor da nossa Diocese, e a presença da água em abundância representa o nosso território diocesano, que é banhado por importantes rios, dentre eles o Rio Paraná, Rio Sucuriú, Rio Verde, Rio Pardo, dentre outros.

A água também nos remete à Cristo, fonte de “água viva”, água essa que nos batiza, nos lava e que sacia a nossa sede. É nesta água que a nossa Diocese se encontra, representada pelo barco, que navega da Igreja que somos, para a Igreja que queremos ser! Sempre, levados pelo sopro do Espírito Santo.

Na rede, vemos simbolizado uma das culturas ofertadas pela nossa região, que é a pesca, mas também, remetemos nosso pensamento ao chamado que Jesus faz a cada um de nós, para que sejamos “pescadores de homens”.

Com essa motivação, somos chamados a viver intensamente esse ano Jubilar e a construir juntos as próximas memórias da história da nossa Diocese!

Sobre a Diocese de Três Lagoas

A Diocese de Três Lagoas (Dioecesis Trilacunensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica com sede episcopal em Três Lagoas (MS). Foi criada pelo Papa Paulo VI em 3 de janeiro de 1978. Abrange um total de 10 cidades (Três Lagoas, Selvíria, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara, Brasilândia, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Inocência e Cassilândia), e contempla 15 Paróquias com mais de 108 capelas/comunidades.

Categorias: Geral,Notícias do Regional