CNBB Regional Oeste 1 realiza Seminário sobre a Campanha da Fraternidade 2019

O Evangelho nos instruiu que todos somos irmãos, absolutamente TODOS! Não há exceção. E a CF/2019 vem para nos lembrar disso, estimulando-nos a lutar por uma vida digna com condições básicas a todos os nossos irmãos e irmãs.

No último fim de semana, nos dias 17 e 18 de novembro, aconteceu em Campo Grande na Sede da CNBB do Estado, Regional Oeste I, um curso de preparação para a CF/2019, cujo tema é “Fraternidade e Políticas Públicas”. Estiveram presentes representantes das Dioceses do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como o palestrante convidado e secretário-geral da CF, Sr. Toninho Evangelista.

Tivemos nesses dias um circuito de palestras, oficinas e bate-papos sobre a CF do ano sequente. A CF/2019 vem trabalhar um tema extremamente pontual, assim como acertadamente o faz ano após ano. Isso é fruto de um trabalho em conjunto, o qual demanda muito estudo e muita dedicação por parte dos integrantes da CNBB, Dioceses e Paróquias do país.

Particularmente eu sou um fã da CF. Eu a vejo como um trabalho muito próximo do Evangelho, isto é, supera-se aquele trabalho de se levar a Palavra de Deus, apenas no plano teórico, e atinge-se a efetivação da Palavra por meio de atos concretos da comunidade cristã.

O Texto-Base, onde é explicitado pormenorizadamente o sentido da CF/2019, nos explica por exemplo que trabalhar de forma conjunta e concretamente para efetivação das Políticas Públicas em vigor, tais como, segurança pública, saúde e educação, mostra-se em diretamente ligada aos milagres de Cristo, que de um olhar mais atento, percebe-se, resgata a dignidade da pessoa humana.

Reconhecemos que “Fraternidade e políticas públicas” será um tema difícil de se trabalhar, especialmente no momento em que vivemos no país, com tantas intolerâncias aos pensamentos divergentes. A título de exemplo eu coloco a questão da luta pelo direito de portar uma arma. As pessoas se esquecem que quando eu luto por este direito, sob o argumento de que será para a MINHA segurança, eu imediatamente coloco em segundo plano a política pública de segurança. Por via de consequência, eu primo pela minha segurança particular, em detrimento do meu poder aquisitivo de adquirir uma arma e munições, e acabo me esquecendo que o meu vizinho, que é meu irmão de fé, pode não ter o mesmo poder aquisitivo e vir a ficar desguarnecido de segurança. Entender que a luta por uma política pública de segurança que assegure a todos o direito de, sem medo, ir e vir, é que colocará em evidência o espírito cristão exposto no Evangelho.

Comissão Regional de Campanhas

            A Palavra de Deus não diz que ao branco é assegurada a salvação. Ao negro será garantido o perdão de seus pecados. Ao rico será assegurado o pão de cada dia, e os demais poderão ou não ter direito, a depender de sua sorte. Não! O Evangelho nos instruiu que todos somos irmãos, absolutamente TODOS! Não há exceção. E a CF/2019 vem para nos lembrar disso, estimulando-nos a lutar por uma vida digna com condições básicas a todos os nossos irmãos e irmãs.

Ailto Roberson Seibert

Ailton é da DIOCESE DE COXIM, Paróquia de São Gabriel do Oeste, e é membro da Comissão Regional de Campanhas