Articulação e escuta marcam reunião da Comissão de Comunicação da CNBB com bispos referenciais

Na noite dessa quinta-feira, 16 de abril, durante a 62ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realizada no Santuário Nacional de Aparecida (SP), aconteceu a reunião da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB com os bispos referenciais para a comunicação nos regionais.

Pelo Regional Oeste 1 participou Dom Dimas Lara Barbosa, bispo referencial regional para a Comunicação, arcebispo metropolitano de Campo Grande-MS.

O encontro, que tradicionalmente integra a programação da Assembleia, realizada neste ano entre os dias 15 e 24 de abril de 2026, é um espaço qualificado de escuta, partilha e diálogo, orientado pela missão evangelizadora da comunicação na Igreja.

A pauta central da reunião foi o Regimento da Pascom Brasil, atualmente em fase de elaboração. A reflexão conjunta reforçou a importância de consolidar diretrizes que fortaleçam a identidade e a atuação da Pastoral da Comunicação em todo o país.

Bispos Referenciais para a Comunicação na Igreja do Brasil da CNBB

Bispos Referenciais para a Comunicação na Igreja do Brasil

Durante o encontro, foi reafirmada a missão dos bispos referenciais para a comunicação, compreendida como essencialmente pastoral e estruturada em dois eixos fundamentais: a presença junto aos agentes e comunidades, marcada pela proximidade, escuta e animação; e a articulação da comunicação nos regionais, promovendo integração, formação e acompanhamento dos processos comunicacionais.

Também foi destacada a identidade da Pascom como presença e ação da Igreja nos ambientes comunicacionais, indo além do uso de ferramentas e consolidando-se como expressão concreta da comunhão eclesial, em sintonia com o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.

A reunião ainda apontou perspectivas importantes para o fortalecimento da comunicação eclesial, entre elas a preparação para o encontro nacional da Pascom, que será realizado de 24 a 26 de julho de 2026, no Santuário Nacional de Aparecida, reunindo agentes de todo o Brasil em um espaço de formação, articulação e comunhão.

(Fotos/informações: Comissão Episcopal para a Comunicação Social/CNBB)

Acompanhe as notícias da 62ª Assembleia Geral da CNBB. Clique aqui

Fonte PASCOM Brasil