PJ REGIONAL SE REÚNE PARA REFLETIR, REZAR E PARTILHAR – NA CONSTRUÇÃO DA CIVILIZAÇÃO DO AMOR

“ …. Ela vem de dentro, de dentro ela vem, toda a energia que PJ tem …”

Esse refrão certamente ecoará nos próximos dias pelas dependências do Centro Regional de Pastoral da CNBB, quando a Pastoral da Juventude (PJ) estará reunida para realizar a primeira etapa do Curso de Formação para Lideranças. Ser PJ não é nem privilégio e menos ainda sacrilégio, ser PJ é apostar numa caminhada de Reino de Deus, significa lutar para que o quanto antes o mundo possa experimentar o doce sabor da Civilização do Amor, proposta pelo Saudoso Beato Paulo VI em 1975. De lá para cá viveu-se muitos momentos fortes da Juventude, principalmente nas grandes Jornadas Mundiais, todavia, se percebe, que nem mesmo os grandes eventos de massa estão conseguindo fazer aquilo, que finalmente a Igreja com Francisco está descobrindo: a cultura do encontro, que se dá não nos turbilhoes dos grandes festivais ou dos grandes saraus, que depois passam, às vezes, inclusive sem deixar nem sequer lembranças A Pastoral da Juventude, na sua essência sempre primou pelo encontro dos pequenos grupos, que ao contrário do que muitas pessoas preconceituosamente comentam, são grupos que vivem intensamente a espiritualidade do evangelho, da solidariedade e do envolvimento com a comunidade.

É fato, que as comunidades, paróquias e dioceses, onde existe um olhar de ternura voltado para a PJ, a juventude se empenha, participa e se mobiliza em função da sua Igreja. A PJ não se encaixa em mundos fechados, redutos de autorreferencialidade, mas pelo seu nome é Pastoral e tem outra dinâmica, é ao mesmo tempo pastor e rebanho.

Nos próximos dois dias, 30/09 e 01/10, jovens PJOTEIROS provenientes das dioceses, que acolhem a presença da Pastoral da Juventude, estarão por aqui, para se reabastecerem e voltarem para as suas bases, para fazerem acontecer a grande missão de mobilização, para que o quanto antes as nossas comunidades do nosso Regional Oeste 1, se convertam no sonho de Jesus, em COMUNIDADE de COMUNIDADES.

A sede da CNBB Regional Oeste 1, já está mobilizada à espera dessa geração, esperança de uma Igreja renovada, verdadeiramente em saída. Bem-vindos e Bem-vindas, vocês que chegam com todo o desejo de realizar no mundo o desejo de Deus: uma Igreja que tenha o rosto e a alma marcados pela CIVILIZAÇÃO DO AMOR.

Categorias: Geral,Notícias do Regional