Ordenado o primeiro Bispo Sul-mato-grossense

 

Numa cerimônia muito bonita e participada, ontem dia 12/12, sob a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira dadom-tadeu América Latina e  centenas de católicos provenientes de várias regiões do Brasil, o Salesiano de Dom Bosco, Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos, foi sagrado bispo pelas mãos  dom Sérgio Castriani, Arcebispo de Manaus, diocese que acolherá dom Tadeu como bispo auxiliar, dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo de Campo Grande e  dom Segismundo Martinez, bispo de Corumbá e também Salesiano de Dom Bosco.

Dom Tadeu nasceu em 3 de dezembro de 1967 em Corumbá (MS), emitiu a profissão religiosa em 1988 na Sociedade de São Francisco de Sales e foi ordenado sacerdote em dezembro de 1996. Estudou Filosofia na Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande e Teologia no Instituto Teológico Pio XI em São Paulo. Também se formou em Pedagogia e participou de cursos de acompanhamento espiritual em Ética sexual e Espiritualidade salesiana.

Uma das características de Dom Tadeu, que foi recordada pelo Provincial dos Salesianos, Pe. Gildásio é aquela de ser muito próximo da juventude e isso ficou visível pelo número de jovens envolvidos e participando da celebração.

Alguns comentários, que se ouvia durante o coquetel de recepção era mesmo este: “ele sabe cativar os jovens”. E os jovens responderam na bela homenagem que lhe prestaram já na confraternização.

Dom Tadeu é o primeiro Bispo Sul-mato-grossense. É natural de Corumbá, nascido entre 10 irmãos, presentes na celebração. Dentre os presentes na cerimônia estavam seus antigos professores, catequistas e muitos companheiros de infância e juventude. Pe. Gildásio falando sobre a disponibilidade de doação de dom Tadeu à Igreja, afirmou, que nunca se perde para a Igreja e que um salesiano está sempre a serviço da Igreja. Dom Tadeu será apresentado ao seu novo rebanho, domingo dia 18 em Manaus. A esse nosso conterrâneo, nossas felicitações e votos de um ministério fecundo.