Nota dos Bispos do Regional Oeste 1 em defesa da Vida

Nós, bispos do Regional Oeste 1 da CNBB (Mato Grosso do Sul) procurando somar-nos às inúmeras e belas iniciativas que visam defender a vida, apresentamos este apelo de insistência, dentro do que entendemos por ecologia integral, cuja prioridade é a vida humana, conforme a rogativa do Santo Padre, o Papa Francisco.

Em comunhão com os demais Bispos que já se manifestaram, queremos fazer ecoar os valores evangélicos da Igreja e a posição da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil quanto à ADPF – 442, que pretende descriminalizar o aborto no Brasil, conforme as sugestões que estão sendo propostas pelo poder civil.

A vida é um direito fundamental, próprio e individual. Assim sendo, não se pode ter uma colisão de direitos, como se o direito da criança colidisse com o direito da mãe. É preciso escutar o grito silencioso das crianças, pois são vítimas, logo, inocentes.

O Brasil é terra de Santa Cruz e o povo brasileiro, em sua grande parte, é devoto da Virgem Maria. Assim, recorremos à Rainha e Padroeira dessa nação que, tal como a rainha Ester diante de Deus, pede pela vida: “concede-me a vida – eis o meu pedido! – e a vida do meu povo – eis o meu desejo!” (cf. Es 7, 3b). Não tenhamos nenhuma sombra de dúvida que Nossa Senhora da Conceição Aparecida nos assiste nessa ação profética e luta conosco, também, pela vida de todos os inocentes.

Na Solenidade da Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida, percebemos o evidente ataque à vida, como nos narra o texto litúrgico(cf. Ap 12, 1.5.13a.15-16a). Ali o Apóstolo nos conta como o dragão perseguiu a mulher, pronta para dar à luz um menino.

E ainda, dentro de uma reflexão Patrística, citamos Santo Irineu de Lião, que nos ensina: “A glória de Deus é o homem vivo; e a vida do homem é a visão de Deus”. Por isso, a Igreja jamais se cansará de defender a vida, desde a sua concepção até a morte natural.

Conclamamos, pois, a todos os irmãos e irmãs de boa vontade que continuem lutando pela vida em todas as suas etapas e enxergando a pessoa de Jesus Cristo em todos aqueles que sofrem.
Com nossa bênção e nossa voz.

Dom João Gilberto, bispo de Jardim e presidente da Comissão Regional para Vida e a Família,
e os demais Bispos do Regional Oeste 1 da CNBB.