IV Congresso Regional Missionário

Os nossos olhos viram, nossas mãos tocaram e nossos corações sentiram!

A experiência vivida nos quatro dias do IV Congresso Regional Missionário em Naviraí, foi um momento, diríamos revolucionário em nossa Igreja, assim como fora Pentecostes na Igreja Primitiva. A presença de tantos agentes missionários (bispos, sacerdotes, diáconos, religiosas e religiosas, vocacionados, leigas e leigos) , que no dia a dia dão vitalidade e vigor à missão incansável da Igreja no anúncio do Reino, falou muito alto.

As camisas brancas usadas durante todo o congresso, indicaram, que ali estava uma única Igreja, que depois nas suas bases, reza de modos diferentes, tem atividades diferentes, mas age na mesma perspectiva, o anúncio do Reino.

Em tempos tão sombrios, onde as desconfianças e as divergências se acirram, o IV Congresso, trouxe para nossos Povos um refrigério, um respiro de Paz e Profecia. As oficinas, em número de cinco falaram em tom missionário, do que é mais urgente em nossa ação pastoral; a caminhada pelas ruas com cantos, reflexões e orações, trouxe o dinamismo de uma Igreja, que não suporta mais ficar trancafiada nas sacristias; as visitas missionárias nos bairros, sob um sol de quase 30º graus, materializaram os sentimentos dos corações missionários, ardendo no desejo de levar a todo mundo a boa notícia: Jesus Cristo é o Senhor, a verdadeira identidade de uma Igreja em saída.

Com muitos momentos de reflexões, de intensos convívios e de celebrações, os mais de 400 missionários congressistas e os mais de 300 apoiadores (as várias equipes e as famílias hospedeiras), fizeram deste IV Congresso, a mesma experiência das primeiras comunidades cristãs: um só coração e uma só alma, e não haviam necessitados entre eles, e certamente, as pessoas que observaram de fora, exclamaram “vejam como eles se amam”.

O IV Congresso Regional Missionário, veio movimentar as águas missionárias do Regional Oeste 1, e deste movimento, nasceu a carta compromisso aprovada por unanimidade pelos congressistas.

 Naviraí/MS, 23 de setembro de 2018.

 Estimados irmãos e irmãs em Cristo,

O Regional Oeste 1 da CNBB, composto por sete dioceses, no território do Estado de Mato Grosso do Sul, reunido em seu 4º Congresso Missionário  na cidade de Naviraí, de 20 a 23 de setembro de 2018, com seus representantes, bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, consagrados, vocacionados e leigos, apresenta em comunhão com  as cinco urgências da CNBB, a saber:

  1. Igreja em Estado Permanente de Missão
  2. Igreja casa da Iniciação a Vida Cristã
  3. Igreja lugar na animação bíblica da vida e da Pastoral
  4. Comunidade de Comunidades
  5. A Igreja a serviço da Vida Plana para todas

A alegria oriunda da reflexão sobre conteúdos e métodos a serem aplicados na vida cotidiana das nossas Igrejas, constatada a necessidade de maior cuidado para com a natureza, para que esta seja usufruída de modo sustentável e responsável, preservando os espaços dos povos originários e tradicionais; no que se refere a celebração da Iniciação à Vida Cristã, que esta dimensão seja uma celebração permanente da vida e missão, e que a celebração do Sacramento não seja seu fim último; que na Igreja Comunidade de Comunidades não  se renove somente as estruturas, mas que ocorra também uma profunda mudança de mentalidade, navegando em águas mais profundas, lá onde estão os irmãos e irmãs, que ainda não se sentem acolhidos, e com essa atitude se transforme numa Igreja primeiramente discípula antes de ser missionária, e assim seus  frutos serão uma verdadeira Conversão Pastoral e pessoal.

Por isso, queremos assumir como Igreja do Regional Oeste 1 o compromisso de, retomando as propostas do 3º Congresso Missionário de Três Lagoas, e acolhendo as intuições de todas as experiências vividas, das oficinas, bem como de seus respectivos missionários, aprofundar a dimensão da Igreja em Estado Permanente de Missão para o próximo quadriênio com a criação das Instâncias Missionárias: COMIDES e COMIPAS, como meio de animação de toda vida Pastoral das Dioceses e Paróquias.

Com o intuito de ser uma Comunidade sempre mais missionária, queremos enfrentar o desafio de ser:

Uma Igreja Samaritana e em saída, que acolhe todos os feridos da sociedade e anuncia a Alegria do Evangelho, constituída de homens e mulheres a caminho da SANTIDADE, que  “é o rosto mais belo da Igreja” (Papa Francisco Gaudete et exultate, n. 9).

Com a intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padroeira do Mato Grosso do Sul.

A Igreja envia-nos em missão.

fotos do SEMAI