EM NOME DE DEUS E DA VIDA!

APELO URGENTE DA DIOCESE DE TRÊS LAGOAS DIANTE DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.

Amados fiéis da Diocese de Três Lagoas, digníssimas autoridades dos poderes legislativo, executivo, judiciário, donos de estabelecimento de saúde, empresários, população em geral, nesta manhã, sexta-feira, 5 de março, me reuni com os padres de nossa diocese de Três Lagoas MS, num encontro virtual para refletir o grave momento em que vivemos em nosso país e, especificamente, em nossa diocese e região com o avanço avassalador da contaminação e letalidade do novo coronavírus, queremos expressar nossa preocupação, fazer ecoar a todos o nosso apelo em nome de Deus e também, deixar nossa mensagem de esperança e proximidade para com todos.

Em primeiro lugar manifestamos a nossa solidariedade a todas as pessoas atingidas pela pandemia; nossas orações por todos aqueles que tiveram suas vidas ceifadas, aos seus familiares que não puderam ter, se quer, um momento digno de se despedirem de seus entes queridos. Muitos, com a perda da pessoa tiveram também extintos os proventos econômicos que deles adivinham; aos milhares que ficaram sem sua fonte de renda do emprego, das atividades autónomas, económicas que tiveram que ser sacrificadas para o bem de todos; aos profissionais de saúde que arriscam suas vidas para salvarem outras vidas de tantos, que neste momento de vale de lágrimas, foram tocados pela compaixão, fizeram-se solidários no socorro às necessidades dos seus semelhantes.

Diante da pandemia, a Diocese de Três Lagoas já em março do ano passado, num gesto profético e sem precedentes em nossa história, determinou a suspensão de todas as atividades presenciais, inclusive a celebração da Santa Missa, que passou a ser privada com transmissão pelas redes sociais. Elaborou um protocolo de biossegurança até mais intenso e rigoroso que o estabelecido pelos Municípios, e que é seguido com zelo pelas nossas paróquias até o momento.

Na sua missão evangelizadora, que perpassa todos os aspectos da vida humana, mobilizou suas pastorais, movimentos e  fiéis em geral, para os gestos de solidariedade, partilha e cuidado pelo serviço da caridade para que a população mais carente e vulnerável, fosse assistida com a distribuição de alimentos, de máscaras, de produtos higiênicos e de proteção como álcool em gel e sabonete líquido, além do cuidado de acolhimento amoroso dos idosos, doentes e famílias que vivem o drama da contaminação e da morte de seus entes queridos.

Durante todo esse período, não poucas vezes nos reunimos para analisar a situação do nosso povo, visando sempre a proteção e a vida que é um dom de Deus e que deve estar acima de todos os demais interesses. Não é fácil ver nossas igrejas e pastorais diminuídas, mas temos a certeza da graça de Deus e de que estamos do lado certo da história: a Igreja é perita em humanidade!

Os sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas têm se colocado a serviço da população na acolhida e atendimento às suas diversas necessidades. Nosso clero tem intensificado sua presença, resguardados os cuidados necessários, nossos sacerdotes têm aumentado o número de celebrações, a fim de que os fiéis possam participar sem aglomeração, além de acompanhar pastorais e movimentos de forma nova e criativa buscando proximidade, apesar do distanciamento social necessário.

Não obstante a todos esses esforços, o momento nos pede mais. É de extrema gravidade nossa atual situação, como podemos verificar através dos dados que nos são fornecidos diariamente pelos boletins epidemiológicos. No dia de hoje (05), o Estado do Mato Grosso do Sul alcançou a triste realidade do maior número de pessoas internadas de toda a pandemia. Na tarde de ontem(04) restavam apenas 28 leitos disponíveis em todo o Estado, que pode entrar em colapso a qualquer momento nos próximos dias. Conforme dados do sistema Mais Saúde, do governo do Estado, Mato Grosso do Sul tem 88,01% de ocupação das vagas de UTI para tratamento exclusivo da Covid-19, esta   é também a mesma taxa para a região de Três Lagoas.

Diante dessa calamitosa situação, nós, bispo e presbíteros dessa amada diocese fazemos um apelo a todos, em nome de Deus e da vida:

Aos nossos fiéis, mantenham-se firmes na fé, na perseverança, na caridade, com rigoroso cuidado com a vida, a sua e aquela do próximo, pois a vida é Dom de Deus; não façam aglomeração por nenhum motivo, os padres estão multiplicando o número de missas, para que possam participar com segurança. Sobre  as confissões para esse tempo de Quaresma, celebrações da Semana Santa aguardem e sigam as orientações que daremos.

Aos profissionais de saúde, sabemos do estresse por que passam lidando constantemente com tantos sofrimentos dos pacientes, às vezes, sem os recursos adequados e ainda mais por verem e ouvirem tantos descasos de autoridades e população que negligenciam os cuidados e minimizam os riscos e perigos, com isso, tornando a situação ainda mais dramática. Somos imensamente gratos a vocês e fazemos o apelo que, apesar disso, continuem cuidando e salvando vidas. Deus vê o vosso esforço.

À população em geral, como irmãos, pedimos que se protejam e protejam também seus familiares, são muitos os que estão carregando o ressentimento por terem sido transmissores dos vírus para outros que tiveram complicações; o momento não nos permite o jogo de futebol e outros esportes de contato físico, festas, bares, lanchonetes etc.

Aos empresários, os senhores têm feito muitos esforços para superarem este momento de crise e manterem os empregos. Muitos dos senhores, principalmente no início da pandemia, foram muito generosos nas doações para hospitais, entidades assistenciais e população carente, Deus há de recompensá-los. Fazemos o apelo àqueles que ainda têm o que partilhar, a situação está mais grave do que no início, continuem sendo generosos, sobretudo, aqueles que fazem parte dos seguimentos que não foram tão atingidos.

Aos agentes do Ministério Público, somos uma sociedade com pessoas ainda não totalmente maduras e responsáveis pelo bem comum, infelizmente ainda necessitamos da força da lei para a boa convivência; pedimos que tomem as medidas cabíveis com relação àqueles faltosos, prevaricadores que agem agravando ainda mais a situação.

Aos agentes do poder público, municipal, estadual e federal, estamos num momento complexo e de grande crise, com exigências homéricas. Sabemos que os senhores e senhoras têm que administrar tendo o contraditório e o diverso, o imprevisível e às vezes o infactível, são humanos, sofrem, cansam, são passivos de falhas, dependem de fatores que lhes são alheios etc. Nós os compreendemos. Mas não podemos diante da situação alarmante em que nos encontramos deixar de lhes chamar à responsabilidade a que assumiram ao buscarem um pleito eleitoral ou uma função em favor do bem público. O nosso sistema de saúde está em colapso como podemos ver pelos números e milhares de vidas que já se perderam, com previsão de piorar nos próximos dias. Apelamos encarecidamente às vossas excelências que redobrem os esforços para que vidas não continuem sendo interrompidas, e sejam simplesmente colocadas em sacos pretos, sem a possibilidade de uma última homenagem justa e digna. O momento exige medidas mais eficazes, por isso conclamamos a todos, principalmente aos senhores que receberam do povo responsabilidade de governar, gestores e autoridades para unirem esforços no âmbito municipal, estadual e federal a fim de assegurarem ao nosso povo a certeza de dias melhores numa sociedade mais justa, solidária e fraterna.

Reiteramos nossos agradecimentos a todos os que têm se dedicado na busca do bem comum e pedimos mais uma vez em nome de Deus e leais ao Evangelho de Cristo, que as autoridades, nossos fiéis e pessoas de boa vontade, possam entender esse momento gravíssimo, unirem os esforços numa ação mais eficaz. Que a população resguardando a si mesma e aos seus, acolhendo com solicitude as indicações das autoridades sanitárias com respeito à prevenção, no uso de máscara e higienização das mãos, evitando, de todo o modo, as aglomerações, o negacionismo com relação à doença, que só piora a situação, a disseminação de fake news acerca da doença e da prevenção.

Deste modo, rezemos por todas as autoridades para que sirvam com respeito à população, profissionais da saúde, vítimas e seus familiares e todos os que nutrem o funcionamento da sociedade para superarmos essa crise que atinge a todos indistintamente. Que o Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de nossa Diocese tenha piedade do povo de Deus e nos conserve no seu imenso amor. Amém.

Três Lagoas, 05 de março de 2021.