Diocese de Três Lagoas acolhe seminário sobre a Campanha da Fraternidade 2025

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, a Diocese de Três Lagoas recebeu os membros da equipe de Articulação Regional de Campanhas, Frei Edson Roberto Andrade, OFM, e Rosilda Ribeiro Rodrigues Salomão, que apresentaram o seminário sobre a Campanha da Fraternidade 2025.

No dia 8 de fevereiro, o seminário foi realizado no Centro Catequético Sagrado Coração de Jesus, na Catedral de Três Lagoas, com a presença do Bispo Diocesano, Dom Luiz Gonçalves Knupp, padres, diáconos, religiosas, religiosos, lideranças leigas e seminaristas. Já no dia 9, o evento ocorreu na Paróquia Santo Antônio, em Paranaíba, com o acolhimento do pároco, Pe. Wagner Antônio Quim e Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora da Diocese de Três Lagoas. Além de lideranças Leigas Religiosas(os), seminaristas e comunidade em geral.

Um dos destaques do seminário foi a participação do Frei Oton da Silva Araújo Júnior, OFM, da Província Santa Cruz de Minas Gerais, que abordou o tema central da Campanha da Fraternidade 2025 e as ações propostas para sua implementação. Por meio de vídeos e reflexões, Frei Oton inspirou os presentes a pensar sobre o papel da Igreja e da sociedade na promoção da fraternidade e da justiça social.

Os participantes foram convidados a repensar suas práticas, respondendo ao questionamento que Papa Francisco faz a todos: “que mundo as gerações futuras vão herdar?” Percebeu-se o quanto o tema foi importante pelos relatos de muitos e a grande preocupação com a crise climática que vive nossa Casa Comum. Sem perder a esperança, o povo de Deus, que eram de aproximadamente 200 pessoas, reunidos em grupo, refletiram sobre ‘o que podemos fazer para melhorar gerenciar o nosso estar no mundo?’ ‘ em nível pessoal, comunitário e social tendo como inspiração o Texto-Base. As ricas partilhas e sugestões para ações concretas serão compiladas pela equipe diocesana de campanhas.

Além disso, o evento contou com a exibição de um documentário produzido pela Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora MT e MS, que apresentou os 10 anos de coleta seletiva e o projeto “Lixo Zero” desenvolvido no Hospital São Julião, em Campo Grande. O documentário destacou práticas sustentáveis e iniciativas de cuidado com o meio ambiente, alinhadas aos princípios da Campanha da Fraternidade.

A Campanha da Fraternidade 2025 traz o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31);

A escolha do tema foi motivada por importantes marcos, como os 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, os 10 anos da Encíclica Laudato Si’, a recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum, os 10 anos da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e a realização da COP 30, que acontecerá em Belém (PA), na Amazônia.
Ao final do encontro, os participantes assumiram o compromisso de atuar como articuladores da Campanha da Fraternidade em suas comunidades, levando adiante as reflexões e ações discutidas durante o seminário. O evento fortaleceu a missão evangelizadora e reforçou o espírito de união e transformação social, inspirando todos a serem agentes de mudança em prol de um mundo mais justo, fraterno e ecologicamente sustentável.

Frei Edson Roberto Andrade, OFM
Jornalista Custodial

Rosilda Ribeiro Rodrigues Salomão