Diocese de Coxim, uma História para contar, ouvir e eternizar!

A História não foi contada só matar para saudades, mas principalmente para que cada cristão perceba quanto já se caminhou como Igreja, e quando ainda falta por caminhar.

Foto de encerramento

Segundo Adélia Prado, “O que a memória ama, fica eterno”. E foi exatamente isso, que a Diocese de Coxim decidiu fazer neste ano de 2021, durante a sua Assembleia Presencial no quase pós-pandemia.

Com certeza foram muitas dinâmicas ao longo destas 42 assembleias já realizadas, mas a 43ª ficará na história, porque ela mesma se encarregou de contar uma linda História de fé e evangelização.

Para se reconhecer, é preciso falar de si em voz alta. Contar a própria história em alto e bom som. Desde o dia 08 a 12 de novembro, todas as noites, a Diocese de Coxim em Assembleia, de forma online, narrou a sua História, poderíamos dizer acadêmica, com a visualização de milhares de pessoas.

No dia 20/11, um domingo que vai ficar na História da Igreja de Coxim aconteceu a culminância da Assembleia, que se deu em estilo sinodal, no estilo de uma Igreja missionária e em saída. As 14 paróquias que compõem a Diocese, trouxeram e apresentaram as suas Histórias de sonhos, de lutas, de conquistas e de muita fé e serviço. Nos relatos cada uma falou do seu processo de Povo de Deus a caminho e como chegou até este momento.

O mais bonito, foi a dinâmica usada para isso, mesmo quem não conhecia a história, ia se envolvendo e se sentindo parte de toda aquela riqueza de momentos de Deus.

Momento das Paróquias

A 43ª Assembleia Diocesana, foi densa e intensa, mas não deu tempo para se cansar. Certamente inspirados pelo Espírito Santo, Dom Antonino, Bispo Diocesano com a sua Coordenação Diocesana de Pastoral criaram uma estratégia, que levou os participantes a fazerem uma verdadeira experiência de uma Igreja em saída. A assembleia aconteceu nas três paróquias localizadas na Cidade de Coxim. Iniciou na Paróquia São Francisco das Chagas com um lindo Ofício Divino das Comunidades, em seguida, em carreata, os participantes se deslocaram para a Paróquia do Perpétuo Socorro e finalizou na Paróquia São José, a Catedral com a celebração da Santa Missa, onde as Missionárias e Missionários da Diocese se comprometeram publicamente a levarem adiante a evangelização em toda a Diocese.

A História não foi contada só para matar saudades, mas principalmente para que cada cristão perceba quanto já se caminhou como Igreja, e quando ainda falta por caminhar. Serviu para rever o que foi bom e que precisa continuar, e aquilo que não foi tão bom e que precisa ser corrigido ou mudado. E uma prova concreta de que a Diocese está no rumo certo, é o surgimento de vocações sacerdotais, a assembleia pode presenciar, a escolha de dois jovens, José e Julielton, que deram seu primeiro passo rumo ao sacerdócio, recebendo as Ordens Menores do acolitato e leitorado.
Ordens menores

No final, a Assembleia confirmou um acontecimento que certamente marcará muito a Diocese, o Congresso Eucarístico Diocesano, que acontecerá em junho de 2022 em São Gabriel d’Oeste, para onde acorrerão todas as paróquias para esta grande celebração eucarística.

Certamente o que se viu e ouviu nestes dias de Assembleia, a sensação de ser Igreja viva, jamais se apagarão da lembrança de quem teve a grande graça de estar presente de uma forma ou de outra. E, por isso a certeza de que essa bela notícia se espalhará com muito entusiasmo e compromisso.

Parabéns a Diocese de Coxim por este momento tão rico de espiritualidade, fraternidade, participação e missão.