Diocese de Corumbá participa de Comitê de enfrentamento a Pandemia
Diante dos milhares de vítimas fatais da Covid-19 não há coração que não se sensibilize com os abraços separados e sorrisos interrompidos devido a morte de irmãs e irmãos contaminados com o terrível e ainda incurável vírus.
Ninguém poderia prever tantas situações de dor e sofrimento no início de 2020. Diante a dolorosa conta de mais de 65.487 mil vítimas fatais da Covid-19 não há coração que não se sensibilize com os abraços separados e sorrisos interrompidos devido a morte de irmãs e irmãos contaminados com o terrível e ainda incurável vírus. Nessas histórias abreviadas estão mães, pais, jovens, indígenas, crianças, em sua maioria negros e empobrecidos. Percebendo a necessidade de ação, a sociedade corumbaense e ladarense se organizou e criou o Comitê Popular de Enfrentamento à Pandemia (CPEP). A Diocese de Santa Cruz de Corumbá atendeu prontamente ao convite e se fez participante junto a outras entidades não governamentais e sociais para partilhar dados, fazer reflexão e buscar ações que ajudem a limitar a devastação da vida diante da Pandemia.
Dom João Bergamasco, Bispo Diocesano, indicou o padre Marco Antônio da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Coordenador da Pastoral da Mobilidade Humana para a representação no comitê, assim com o professor Thiago Godoy, Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom) que responde pela suplência.
A primeira reunião contou com a brilhante presença da defensora pública Maria Clara de Morais Porfírio (Ministério Público MS), do professor Helvio Rech da Universidade Federal do Pampa (UniPampa), do professor Jorge Eremites de Oliveira da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e do Sr Flávio Vicente Machado do Conselho Indígena Missionário de Dourados (CIMI), além de representantes das demais instituições, conselhos, coletivos e organismos sociais que tomaram acento no CPEP.
A reunião inaugural se deu no dia último dia 24 de junho e apresentou o Manifesto do Comitê que tem como meta apoiar, fomentar e articular medidas que se somem às ações governamentais de enfrentamento à pandemia além de sincronizar as ações e ideias que qualifiquem a mobilização da sociedade.
O comitê é o conjunto de cidadãs e cidadãos com diversidades de profissões, expertises que se congregaram para fortalecer a luta pela Vida e a salvaguarda da Dignidade da Pessoa Humana em unidade territorial, cultural e sentimental na região fronteiriça do oeste brasileiro. Com a mobilização já nasceram ações de expressão solidária, reflexivas e os primeiros planejamentos de atividades com a finalidade de enfrentamento da pandemia.
No dia 27 de junho o Comitê se fez presente numa “Live” durante a Semana Nacional do Migrante, que contou com a presença dos professores Marco Aurélio Machado, Schabib Hany, Thiago Godoy, Padre Marco Antônio e Padre Agostinho e foram apresentadas os pilares ligados à solidariedade e integração. Os passos seguintes foram a criação das redes de comunicação com a página no Facebook Comitê Popular de Enfrentamento à Pandemia Corumbá e Ladário para divulgação das ações. Cada representante das mais de 20 instituições e coletivos, mobilizou em seus espaços as principais campanhas de arrecadação de alimentos, material de higiene e cuidado com a saúde (máscaras e álcool em gel).
Há outros grupos que se somam à iniciativa criando um amplo debate e inclusão de novas ações, como o intercâmbio e convergências de dados de pesquisas já realizadas pela UFPEL em amplitude nacional sobre o contágio pela Covid-19.
O crescimento de casos nas cidades de Corumbá e Ladário ainda é a principal preocupação que move o CPEP e por isso a articulação será ainda mais aprimorada para que mais e melhores atividades possam permitir renovação da esperança por tempos melhores e felizes em todos os espaços, mas especialmente diante daqueles que já sofrem com os limites cotidianos. Que Maria Mãe da Igreja, sob o título de Nossa Senhora da Candelária ilumine os passos ativos de todos as pessoas que fazem parte do Comitê e que seja frutífera as demais ações.
São parte do CPEP:
Diocese de Santa Cruz de Corumbá
Sindicato Municipal de Trabalhadores da Educação de Corumbá (SIMTED)
Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF)
Marcha Mundial de Mulheres (MMM)
Associação dos Docentes da UFMS – Seção Sindical (ADUFMS)
Federação dos Trabalhadores em Educação de MS (FETEMS)
Sindicato Nacional de Servidores de Escolas Federais (SINASEFE)
Movimento Indígena Guató
Observatório da Cidadania e dos Direitos Humanos Dom José Alves da Costa
Grupo Argos de Teatro
Trabalho e Estudo Zumbi (TEZ)
Associação Corumbaense de Pessoas com Doença Falciforme (ACODFAL)
Trio Aroeira’s
Coletivo Feminista Classista Helieth Saffioti
Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida (Comitê Corumbá Ladário)
Pacto pela Cidadania (Movimento Viva Corumbá)
Instituto de Mulheres Negras (IMNEGRA)
Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM)
Oficina Mãos Amigas Santo Antônio de Pádua
Associação de Moradores do Bairro Previsul
Sindicato dos Servidores da Justiça – SINDJUS
Associação dos Apicultores de Agricultura Familiar de Corumbá
Por Thiago Godoy – PASCOM – Corumbá