
Dia Mundial da Vida Consagrada: Um chamado à celebração e oração pela Igreja
A Igreja do Brasil, unida ao mundo inteiro, se prepara para celebrar, no próximo dia 2 de fevereiro, o Dia Mundial da Vida Consagrada, instituído em 1997 por São João Paulo II. A data, que coincide com a festa litúrgica da Apresentação do Senhor, é uma oportunidade singular para toda a comunidade cristã refletir, celebrar e rezar pelas diversas formas de vida consagrada, essenciais para a missão da Igreja.
Em carta direcionada aos bispos referenciais, coordenadores regionais do Serviço de Animação Vocacional (SAV), religiosos e lideranças das comunidades, Dom José Albuquerque de Araújo, bispo de Parintins (AM) e referencial nacional do SAV-PV, e Pe. Alexandre Rodrigues Mothé, coordenador nacional do SAV-PV, reforçaram a importância da data.
O significado do Dia Mundial da Vida Consagrada
Este dia especial foi instituído com o objetivo de valorizar o testemunho das pessoas que, por meio dos conselhos evangélicos – pobreza, castidade e obediência –, se dedicam plenamente ao seguimento de Cristo. Como destacou São João Paulo II, trata-se também de uma ocasião para que os consagrados renovem seus propósitos e se fortaleçam no chamado que receberam.
A celebração convida a Igreja a reconhecer a importância de todas as formas de vida consagrada: Institutos Religiosos, Sociedades de Vida Apostólica, Institutos Seculares, Ordem das Virgens, eremitas, entre outros.
Iniciativas sugeridas para as celebrações
A carta incentiva paróquias, comunidades e movimentos a promoverem ações que ressaltem a beleza e o valor da vida consagrada, tais como:
- Menções especiais nas celebrações eucarísticas;
- Publicações nas redes sociais destacando os carismas e ministérios;
- Momentos oracionais, como horas santas, terços marianos e círculos bíblicos;
- Dinâmicas com grupos de jovens e catequese, despertando nas novas gerações o desejo de seguir a Cristo na vida consagrada.
Essas iniciativas são formas concretas de motivar o povo de Deus a rezar por novas vocações e a reconhecer o papel dos consagrados como sinais de esperança e amor no mundo.
Oração pelos consagrados
Para marcar esta data, foi sugerida uma oração especial:
Deus Pai, que iluminastes o mundo com a vinda do vosso amado Filho, e que enriqueceis a vossa Igreja com diversos carismas e ministérios, olhai por todos os que querem dedicar-se ao vosso Reino. Enviai muitas e santas vocações à vida consagrada, despertando no coração dos nossos jovens o desejo de se entregarem totalmente a Vós. Renovai, pela força do vosso Santo Espírito, o ardor missionário dos consagrados e consagradas que se comprometeram convosco através dos votos de pobreza, castidade e obediência, e por meio das particulares formas de vida e apostolado. Que eles continuem iluminando o mundo com o seu testemunho de vida, sendo sinais de amor e de esperança no serviço aos irmãos e irmãs, sobretudo os mais necessitados. Maria, modelo de vida consagrada e companheira de nossa caminhada, amparai, protegei e animai os consagrados e consagradas, para que, inspirados no vosso exemplo, renovem hoje e sempre, com alegria e entusiasmo, o seu “sim” a Deus. Amém!
Um chamado à missão e à esperança
Neste Ano Jubilar, o Dia Mundial da Vida Consagrada reforça o chamado à vivência missionária e à esperança, convidando a Igreja a celebrar e a apoiar aqueles que, com suas vidas, são testemunhas do amor de Deus no mundo.
Que esta celebração seja um momento de profunda comunhão e oração, renovando o compromisso da Igreja com as vocações e com os consagrados que iluminam nossas comunidades com seu testemunho de fé e serviço.
Confira a mensagem completa aqui.