CRB MS lança nota de solidariedade aos Povos Indígenas Guarany Kaiowas

NOTA

A Conferência dos Religiosos do Mato Grosso do Sul (CRB/MS) vem a público solidarizar-se com os povos indígenas CRBMSGuarany Kaiowas. Manifesta defesa à vida e a dignidade do ser humano. “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham plenamente,” é a afirmativa de Jesus diante dos conflitos de sua época e torna-se nossa afirmativa diante dos recorrentes assassinatos em nosso estado. Este Cristo encarnado continua dando Vida e passando entre os seus, através de missionários e missionários, religiosas (os) que continuam fazendo o bem, doando a própria vida em causa desta população.
A vida Religiosa repudia toda e qualquer atitude de violência contra a vida e dignidade do ser humano. Reafirma que a vida é para todos e os direitos a população tradicional pode ser respeitado. Assim cura-se “todos os males” (Mc 7,37) que provocam o sofrimento e, onde sofre um irmão, Deus Trino está sofrendo nele. Jesus afirma: “entreguei a minha vida pela salvação de todos” (Jo 10,18). Portanto, onde é assassinado um irmão, Deus está morrendo nele. Com este mesmo Deus reafirmamos “Não deixo perecer nenhum daqueles que são meus” (Jo 18,9). O sangue derramado nas terras do MS clama por justiça, por misericordia, por resolução dos conflitos, por unidade em defesa dos direitos e na construção de uma sociedade de paz.
Reiteramos nosso apoio e unidade às religiosas, aos movimentos sociais e organismos da Igreja que entregam suas vidas para defender a vida que está sendo ameaçada por longo tempo, por grupos inescrupulosos e ofensivos que ceifam a possibilidade de viver para muitos jovens, crianças, lideranças e anciãos.

Campo Grande, 16 de junho de 2016.

Coordenação da CRB/MS