Corumbá recebe Congresso Missionário Regional e lança passos até Congresso Missionário Nacional

Foram dias de intensos encontros, partilhas e experiências das melhores, assim foi o 5° Congresso Missionário Regional entre 8 e 10 de setembro. A sede desse momento de nosso Regional foi a Cidade de Corumbá.

Quando a Diocese de Corumbá recebeu a missão, o bispo era nosso saudoso Dom Martinez, e o Comidi local recebeu a incumbência da animação e se tornaram os portadores dessa Boa Nova. Nesses anos todos, a preparação foi profunda e contagiante, as equipes foram se formando e o sonho amadurecendo. Com a sucessão episcopal, Dom João Bergamasco, SAC, assumiu também animação em vista do Congresso.

Grupos de missionários e missionárias de todas as dioceses se puseram a caminho, mas não apenas de modo físico, primeiramente o Comire, sobe a coordenação da Janete Favero animava e conectava todos os caminhos que levariam à fronteira oeste do Brasil. Assim se deu a etapa de maturação da ideia e se criou o projeto: nasceu a primeira coordenação central que se encorpou, surgiu a coordenação das equipes animadoras e serviços para preparar as celebrações, a comunicação, os serviços e a logística para o congresso. Realizamos um pré-congresso na Diocese, como forma de animação e aquecimento, foi lindo e profundo!

Toda centralidade do nosso Congresso Regional é direcionada pelo Congresso Nacional, e assim os corações ficaram ardentes e os pés se puseram a caminho, tendo como objetivo “todos os confins do mundo”. A mística que cercava tais passos se deram de forma muito afetuosa e cordial na diocese. As famílias receberam a semente com animação dos párocos para receber os missionários e missionárias, as equipes de serviços se dispuseram a doar tempo, suor pernas e braços para concretizar os momentos e tudo isso, sob a assistência do Espírito Santo, pois não haveria possibilidade de ação solitária da humanidade para tal fim.

Mais uma vez as paróquias se uniram para animar e unir para receber pessoas dos mais longínquos recantos do estado. Pessoas com muitos ontens, gente jovem, sorrisos e abraços fraternos se encontraram sob a tenda armada no atual Tabor.

E assim foi, diante dos nossos assessores das oficinas, com as partilhas riquíssimas das experiências de outras Dioceses e ao redor da mesa Eucarística que nosso regional celebrou sua união familiar e o compromisso de discípulos-missionários do Pai.

Há uma lista imensa de agradecimentos, no entanto duas figuras podem centralizar os nomes, nosso Bispo Dom João Bergamasco e a nossa estimada Rosângela Urt, do comidi de Corumbá, que ao longo de muitos anos foi a grande animadora da dimensão missionária e promovia as Missões Ribeirinha no Pantanal, que com certeza, serviu de fertilização do território para florescer o Congresso Missionário Regional de 2023.

O compromisso permanece, a descida e o retorno ao cotidiano figuram nos mesmos passos dos que correram de Emaús para testemunhar o reconhecimento do Mestre. E não estamos sozinhos, os quase 400 missionários e missionárias que saíram de casa e a conexão digital dão a certeza de que há muito ainda por fazer, que assim seja! E não pararemos agora, iremos a diante, em Manaus, e também em Coxim, nosso próximo Congresso Regional.

Imagem do WhatsApp de 2023-09-11 à(s) 08.22.51 1