CNBB Regional Oeste 1, inicia trajetória para construção de uma Identidade Eclesiológica

A 57ª Assembleia Regional do Povo de Deus da CNBB Oeste 1, após dois dias de estudos e reflexão (28 e 29 de outubro) sobre a realidade Eclesial e Social do Estado do Mato Grosso do Sul, indica que a grande dificuldade para a evangelização em conjunto, é a falta de uma Identidade Eclesiológica do Regional.

Mesmo respeitando as particularidades de cada Diocese, a Assembleia propôs que como Igreja, construamos um percurso de evangelização de iniciação à vida cristã para todos segundo o Documento 107, e na perspectiva da novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, Documento 109. Para isso, foram suspensos todos os grandes encontros das pastorais previstos para 2020, para que todos possam aprofundar essa experiência apostólica.

Para pôr em ação a proposta da Assembleia, a Coordenação Regional de Pastoral se reuniu nesta segunda-feira para traçar pistas de um  projeto, que contemplem o desejo do Povo de Deus, que indicou como providências estudo e aprofundamento do Documento 107. A Coordenação visualizou algumas propostas, que serão encaminhadas ao Conselho Regional (CONSER) para que faça os ajustes necessários  e inicie o quanto antes o processo de Iniciação à Vida Cristã para todos, já em fevereiro de 2020.

A Igreja no Brasil, após o processo de setorização, volta-se toda agora para um caminho de evangelização nos moldes dos primeiros cristãos, uma evangelização sinodal e com inspiração catecumenal, onde os quatro pilares: Palavra de Deus, Pão (Liturgia e Espiritualidade), Caridade (vida plena para todos) e Comunidades missionárias (Igreja em saída), serão vividos de um jeito mistagógico, no qual o encontro pessoal com Cristo e o serviço à vida do outro serão a marca fundamental do caminho.

Desde já convidamos a todas irmãs e todos os irmãos, para que num espírito de oração, eclesialidade e fraternidade nos somemos a este projeto, que é um projeto do Reino.