Catequistas, chamados/as a anunciarem a Palavra de Deus

Mensagem de Dom Antonino, Bispo de Coxim, Referencial Regional da Animação Bíblico-Catequética.

 Mensagem para os catequistas.

Papa Francisco, neste mês de dezembro, nos convida a rezar: “Pelos Catequistas chamados a anunciarem a Palavra de Deus, afim de que sejam suas testemunhas com coragem e criatividade na força do Espirito Santo”.

Querido(a)s Catequistas do nosso Regional Oeste I, aproveitando do convite do Papa, queria, antes de tudo, agradecer todos vocês pelo belo trabalho que sempre fizeram, mas especialmente no tempo da pandemia. Sabemos que não foi fácil, mas o vosso amor à Palavra de Deus e à Igreja despertaram a vossa criatividade e não deixaram tantas crianças, adolescentes e jovens sem acompanhamento. A alegria que Nosso Senhor colocou no vosso coração foi o melhor prêmio que puderam receber. Agora, neste mês de dezembro, toda a Igreja vai rezar por vocês. O Papa vos convida a serem testemunhas.

Tantas vezes refletimos que o catequista não é um professor, que ensina uma doutrina, mas alguém que vive como Discípulo de Jesus e partilha esta experiência com os catequizandos.

Daí o compromisso de uma vida coerente com o Evangelho e os ensinamentos da Igreja.

O Papa convida a trabalhar com coragem e criatividade. Tudo isso já vocês o mostraram nestes dois anos de pandemia. Trata-se de continuar, sem desanimar, mesmo quando a resposta não for satisfatória.

É claro que, sem a força do Espírito Santo, nós não iríamos muito longe.

Por isso, sempre devemos invocá-lo, especialmente antes de cada encontro de catequese. O tempo de Advento nos convida à ESPERANÇA.

Deus prepara para nós um futuro melhor, um mundo novo. Ele, para isso, quer a nossa colaboração. ” Vem, Senhor, nos salvar. Vem, sem demora, nos dar a paz’

Feliz Natal,

Dom Antonino Migliore.