Cáritas, uma resposta silenciosa para um mundo surdo e cego!

A Cáritas, um organismo da Igreja Católica Apostólica Romana figura entre os organismos de serviço humanitário, como aquele de maior credibilidade. É uma resposta silenciosa para um mundo muitas e muitas vezes surdo e cego, aos apelos e às necessidades de milhões e milhões de pessoas, que peregrinam pelas ruas do abandono e da indigência, marginalizadas como produto do desejo desenfreado de lucro de uma parcela abasta e injusta da sociedade.

No desejo de ampliar essa missão tão humana e ao mesmo tempo tão cristã, a Cáritas Nacional em parceria com a Cáritas Diocesana de Dourados, apoiadas pela CNBB Regional Oeste 1, realizaram nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho o primeiro encontro de reflexão e escuta das realidades e possibilidades da implantação da Cáritas no regional como um todo, já que neste momento, essa nobre missão só existe estruturada nas Dioceses de Dourados, que mediou o encontro e em Naviraí com duas experiências paroquiais.

O momento de reflexão foi muito rico em místicas e conteúdos profundamente sensibilizadores da necessidade da Cáritas como o organismo interlocutor da dimensão sócio evangelizadora nas Igrejas Particulares. Foi também celebrativo e de confraternização. Estiveram presentes, quatro das sete dioceses do Regional. Os presentes eram Sacerdotes, Religiosos e Religiosas e como sempre em maior número e com muito entusiasmo, os Leigos e as Leigas, o Povo de Deus por excelência.

A solidariedade só é verdadeira, quando provoca o meu coração e o faz bater em uníssono com o coração do outro, que sofre e necessita não só de coisas, mas principalmente de vidas, que se importam com a sua vida.

Em setembro tem mais. Vamos nos preparar para o momento.