Bispos de Corumbá são ovacionados de pé pelo seu Povo

Dentro da dinâmica da Igreja, quando um bispo atinge 75 anos de idade, ele renuncia ao governo da Igreja que está sob sua responsabilidade e se torna emérito, passando a responsabilidade desta Igreja a outro bispo, eleito pelo Papa para seguir no pastoreio daquele rebanho.

No dia 23 de março de 2019, Corumbá a Diocese Mãe do Regional, viveu mais uma vez este momento lindo da Igreja. Dom Segismundo Martinez Alvarez, que estava à frente daquela Igreja Particular há 14 anos, passou o Cajado de Pastor, a Dom João Aparecido Bergamasco, eleito para aquela Sede Episcopal.

Um momento muito bonito de muito afeto. Após a sua fala, Dom Martinez foi ovacionado de pé pelo até então seu Povo, por pelos menos uns cinco minutos. Muitos com lágrimas nos olhos, emocionados gritaram; “Dom Martinez, Dom Martinez”. A mesma emoção tomou conta do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, quando Dom João Aparecido, na sua fala, se colocou inteiramente à disposição e a serviço daquele Povo.

Dom João Aparecido, disse, que desde que foi eleito para esta função, sempre rezou ao Senhor, que fizesse o seu coração semelhante ao coração de Jesus, Bom Pastor. E disse ainda mais:

“o evangelho é destinado para todas as pessoas e pela escuta e acolhimento é que você forma a igreja-comunidade. A igreja não caminha sozinha, pois quando se propõe fazer o bem, há união de todas as pessoas que fazem o bem, promovendo a paz, justiça, defendendo a vida”.

O novo Bispo, escolheu como base do seu ministério episcopal, o AMOR. E comparando à Leitura do Dia, afirma, que chega em Corumbá, e descalça as sandálias, porque aquele solo é sagrado, e por isso, o servirá de coração aberto.

O Santuário se tornou pequeno para o número de pessoas, que foram até ali para testemunharem este grande momento de fé e de graça de Deus. Bispos do Regional Oeste 1, da vizinha Diocese Boliviana, sacerdotes, religiosas e religiosos locais e provenientes de vários lugares do Brasil, e todo o Povo de Deus daquela Igreja.

Dom João, ao final da celebração, chamou à frente o seu clero, e fez entrar a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que passou de mão em mão e no final, todo o clero se consagrou a Ela num gesto de entrega e confiança filial.

Do altar mesmo Dom João reconfirma em sua funções todos os agentes de pastoral para continuarem exercendo suas funções-missão na Igreja Diocesana.

Parabéns e Boas-vindas a Dom João, e toda gratidão a Dom Martinez, que continuará em Corumbá e a serviço do Regional.