500 velas acesas em todo Brasil iluminaram a escuridão de 500.000 mortes causadas pela pandemia.

QUEREMOS RESPIRAR!

 Em todo o Brasil, e no Mato Grosso do Sul, não foi diferente,no dia 21/06 foram acesas 500 velas pelas mais de 500.000 vidas ceifadas pela pandemia da Covid 19. Não foram só as mortes, foram também machucadas irremediavelmente, milhões de família, pois cada morte, atingiu direta e indiretamente muitas famílias.

Toda morte causa sofrimentos e tristezas. Mas quando se sabe que muitos daqueles que perdemos poderiam ainda estar aqui, se tivéssemos tratado como deve ser tratada uma pandemia, essa dor se torna ainda mais profunda e sem consolo.

Pelas ruas do Brasil, as velas silenciosas denunciaram, que a desumanidade, a falta de empatia pela dor do outro mata muito mais que o vírus. Foi a falta de respeito pela dignidade da vida alheia, o desamor pela necessidade do outro, que nos projetaram para o mundo como um país descuidado e por vezes até cruel, quando se trata de cuidar da vida.

Vidas, todas elas importam. Cada morte deixou para atrás de si, uma mãe, um pai, muitas deixaram filhos, netos, viúvas e viúvos, e uma nação inteira coberta de luto e banhada em lágrimas de desalento.

É tempo de cuidar! E cuidar significa dar atenção, acolher, proteger e curar. A nossa esperança é que estas mais de 500.000 mortes não sejam em vão. Que os corações, que aqui ficaram dilacerados, repensem seu modo de amar, de abraçar e sentir em relação ao outro. Infelizmente, esse número que supera muitas guerras, não é fruto de impotência, mas sim, é o resultado de incompetência, malquerer e maldade humana.

Oxalá, que encontremos o caminho da justiça e da solidariedade, para que tragédias anunciadas, como esta da pandemia e aquelas das barragens jamais se repitam.

E seguimos em prece pelo eterno descanso de nossos irmãos, que partiram e pedindo força para seus entes queridos que aqui ficaram.

500 velas por 500.000 vidas e um luto, que além da tristeza nos enche de vergonha por sermos tão descuidados com a vida.