Regional Oeste 1 na luta pelos Biomas Brasileiros

Para 2017 este é o tema da Campanha da Fraternidade, que traz como lema uma frase tirada do livro de Gênesis: “cultivar e guardar a criação” (Gn 2). Ao redor deste tema e lema, o Regional Oeste 1, assessorado pelo Toninho Evangelista,cf3 membro da Comissão de Campanhas da CNBB Nacional, reuniu um grupo de 30 pessoas provenientes das Dioceses de Campo Grande, Naviraí, Dourados, Coxim e Corumbá para estudarem e preparem a CF 2017 em suas Dioceses. Estiveram presentes também no Encontro, Dom Dimas Lara Barbosa, Presidente do Regional e Arcebispo de Campo Grande e com ele Dom Mariano, Bispo Auxiliar da mesma Arquidiocese.

Uma das motivações da CF 2017 é provocar os cristãos para Viverem a vocação de guardiões da obra de Deus,  que não é algo de opcional nem de um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial de uma existência virtuosa” (LS, n. 217). Nos últimos tempos, a Igreja do Brasil se colocou no eixo da preservação do meio que é de todos. Essa CF vem como uma resposta positiva a Carta Encíclica do Papa Francisco, a Laudato o Sí.

  Ingrid Furlan Öberg,  Bióloga do IBAMA da cidade de Santos/SP, afirma que “o planeta não está ameaçado, quem está cf1ameaçada e correndo risco de sobrevivência é a espécie humana. Muitas outras formas da vida foram extintas e o planeta continuou existindo, agora a espécie humana, por não cuidar da criação, corre risco de extinção”. Não há nenhuma dúvida, que somos nós os humanos a espécie em extinção, não por culpa de predadores externos, mas estamos sendo atacados por nós mesmos. Existem pessoas que se perguntam, por que falar de Biomas, se uma boa parte da população católica não tem a menor noção do que esta palavra significa. É exatamente por isso, que se elege o tema das campanhas. Se contempla uma realidade ameaçada para trazer nas rodas de conversa, nos bate-papos, nas celebrações, para que se tome consciência e se busque caminhos, que possam ajudar a sanar a situação.

A CF 2017, traz a reflexão sobre biomas, para dizer, que estamos descuidando da Criação, e os biomas, nos permitemcf4 visualizar a Criação como um todo. Então para entendermos melhor vamos dizer o que são biomas. Bioma quer dizer a vida que se manifesta em um conjunto semelhante de vegetação, água, superfície e animais. Uma “paisagem” que mostra uma unidade entre os diversos elementos da natureza. Segundo o Texto Base da CF 2017, “um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação é similar e (…) cujo clima é mais ou menos uniforme, e cuja formação tem uma história comum”.

No Brasil temos seis biomas identificados: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e o Pantanal. O nosso Regional Oeste 1 é formado por dois biomas: o Cerrado e o Pantanal. A preocupação com a nossa Casa Comum, é um dever diário, assim como cuidamos do lar que habitamos, há uma grande necessidade também de se cuidar onde habita a Raça Humana, e por isso o grande desafio não só de preservar o que ainda temos, mas principalmente, permitirmos que a natureza se refaça e se reinvente. Quando cuidamos deste espaço, não cuidamos somente do espaço, mas de tudo o que ele contém e representa, com seus povos, suas culturas e tradições.

O encontro, que ocorreu no primeiro final de semana em nossa sede, quis trazer à luz esse grande desafio, de que nós Igreja e sociedade do Mato Grosso do Sul nos empenhemos para que, nossos biomas sejam mesmo, uma casa comum, respeitada, amada e zelada por todos e para todos seus habitantes, principalmente aqueles, que se encontram em situações e regiões mais vulneráveis.

Cabe agora a cada Diocese, Paróquia, Comunidade e famílias a se envolverem nesta luta para que a nossa Mãe-Terra possa exercer de verdade seu papel, acolher a todos seus filhos com fartura e equidade.