Quem Somos

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é a instituição permanente que congrega os Bispos da Igreja católica no País, na qual, a exemplo dos Apóstolos, conjuntamente e nos limites do direito, eles exercem algumas funções pastorais em favor de seus fiéis e procuram dinamizar a própria missão evangelizadora, para melhor promover a vida eclesial, responder mais eficazmente aos desafios contemporâneos, por formas de apostolado adequadas às circunstâncias, e realizar evangelicamente seu serviço de amor, na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária, a caminho do Reino definitivo.

Missão
Respeitada a competência e a responsabilidade inalienáveis de cada membro, em relação à Igreja universal e à sua Igreja particular, cabe à CNBB, como expressão peculiar do afeto colegial:

  • Fomentar uma sólida comunhão entre os Bispos que a compõem, na riqueza de seu número e diversidade, e promover sempre a maior participação deles na Conferência;
  • Concretizar e aprofundar o afeto colegial, facilitando o relacionamento de seus membros, o conhecimento e a confiança recíprocos, o intercâmbio de opiniões e experiências, a superação das divergências, a aceitação e a integração das diferenças, contribuindo assim eficazmente para a unidade eclesial;
  • Estudar assuntos de interesse comum, estimulando a ação concorde e a solidariedade entre os Pastores e entre suas Igrejas.

Relacionamento eclesial
A CNBB, no âmbito de suas finalidades e competência:

  • Manifesta solicitude para com a Igreja e sua missão universal, por meio de comunhão e colaboração com a Sé Apostólica e pela atividade missionária, principalmente ad gentes;
  • Favorece e articula as relações entre as Igrejas particulares do Brasil e a Santa Sé;
  • Relaciona-se com as outras Conferências Episcopais, particularmente as da América, e com o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

Membros
São membros da CNBB, a partir da posse no ofício e enquanto ocupam:

  • Bispos diocesanos;
  • Bispos auxiliares;
  • Bispos titulares;

CNBB REGIONAL OESTE 1

O Regional Oeste 1 é uma das 19 filiais da CNBB, que se distribuem pelas 05 Regiões do Brasil.

O Regional Oeste 1 compreende o Estado de Mato Grosso do Sul. Formado por uma Arquidiocese, Campo Grande, e mais outras seis dioceses: Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí e Três Lagoas. Conta atualmente com 06 Bispos Titulares e um Administrador Apostólico:

  1. Dom Dimas Lara Babosa – Campo Grande
  2. Dom Ettore Dotti, CSF – Naviraí
  3. Dom Henrique Aparecido de Lima, CSsR – Dourados
  4. Dom Francisco Biasin – Administrador Apostólico de Corumbá
  5. Dom João Gilberto de Moura – Jardim
  6. Dom Luiz Gonçalves Knupp – Três Lagoas
  7. Dom Otair Nicoletti – Coxim

 Bispo auxiliar:

  1. Dom Janusz Marian Danecki, OfmConv (Dom Mariano)

Bispos eméritos:

  1. Dom Vitório Pavanello – Campo Grande
  2. Dom Antonino Migliore – Coxim