Quem Somos

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é a instituição permanente que congrega os Bispos da Igreja católica no País, na qual, a exemplo dos Apóstolos, conjuntamente e nos limites do direito, eles exercem algumas funções pastorais em favor de seus fiéis e procuram dinamizar a própria missão evangelizadora, para melhor promover a vida eclesial, responder mais eficazmente aos desafios contemporâneos, por formas de apostolado adequadas às circunstâncias, e realizar evangelicamente seu serviço de amor, na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária, a caminho do Reino definitivo.

Missão
Respeitada a competência e a responsabilidade inalienáveis de cada membro, em relação à Igreja universal e à sua Igreja particular, cabe à CNBB, como expressão peculiar do afeto colegial:

  • Fomentar uma sólida comunhão entre os Bispos que a compõem, na riqueza de seu número e diversidade, e promover sempre a maior participação deles na Conferência;
  • Concretizar e aprofundar o afeto colegial, facilitando o relacionamento de seus membros, o conhecimento e a confiança recíprocos, o intercâmbio de opiniões e experiências, a superação das divergências, a aceitação e a integração das diferenças, contribuindo assim eficazmente para a unidade eclesial;
  • Estudar assuntos de interesse comum, estimulando a ação concorde e a solidariedade entre os Pastores e entre suas Igrejas.

Relacionamento eclesial
A CNBB, no âmbito de suas finalidades e competência:

  • Manifesta solicitude para com a Igreja e sua missão universal, por meio de comunhão e colaboração com a Sé Apostólica e pela atividade missionária, principalmente ad gentes;
  • Favorece e articula as relações entre as Igrejas particulares do Brasil e a Santa Sé;
  • Relaciona-se com as outras Conferências Episcopais, particularmente as da América, e com o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

Membros
São membros da CNBB, a partir da posse no ofício e enquanto ocupam:

  • Bispos diocesanos;
  • Bispos auxiliares;
  • Bispos titulares;

CNBB REGIONAL OESTE 1

O Regional Oeste 1 é uma das 17 filiais da CNBB Nacional que se distribuem pelas 05 Regiões do Brasil, sendo que naquelas regiões de maior concentração populacional existem mais de um Regional ou filial.

O Regional Oeste 1 compreende o Estado do Mato Grosso do Sul. Formado por 01 Arquidiocese, Campo Grande e mais outras dioceses: Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí e Três Lagoas. Conta atualmente com 07 bispos titulares:

  1. Dom Antonino Migliori – Coxim
  2. Dom Dimas Lara Babosa – Campo Grande
  3. Dom Ettore Dotti – Naviraí
  4. Dom Henrique Aparecido de Lima – Dourados
  5. Dom João Gilberto de Moura
  6. Dom Luiz Gonçalves Knupp – Três Lagoas
  7. Dom Segismundo Martinez – Corumbá

 Bispo auxiliar:

  1. Janusz Marian Danecki

Bispos eméritos:

  1. Dom Redovino Rizzardo – Dourados
  2. Dom Vitório Pavanello – Campo Grande
  3. Iszidoro Konsinski – Três Lagoas

O Regional Oeste 1 tem como Presidente Dom Dimas Lara Barbosa, Vice Preisdente Dom Segismundo Martinez e Secretário Dom Janusz Marian Danecki. Na secretaria executiva, está o Ir. Silvio da Silva, religioso Pobre Servo da Divina Providência.