Encontro de Formação: Agentes de Cáritas

CaritaslogoA Cáritas Diocesana de Dourados com 13 anos de atuação realiza ações solidárias de geração de trabalho e renda, através do Fundo Rotativo Solidário, apoiando mais de 200 projetos. Também trabalha na motivação de campanhas emergenciais
promovidas pela Cáritas Brasileira e CNBB. Atualmente, além do crédito rotativo solidário, a Cáritas Diocesana está desenvolvendo novas linhas de projetos de ação social, sendo eles: Plantas Medicinais; Alimentação Saudável; Lazer e Cultura e Dia do Bem Viver.

Para um melhor desempenho de suas ações, a Cáritas Diocesana está promovendo o “Encontro de Formação de Agentes-Cáritas” com assessoria da Cáritas Brasileira, a realizar-se nos dias 10 e 11 de setembro de 2016 no Centro de Formação São Vicente de Paulo – Distrito de Indápolis – Dourados/MS.

PROPOSTA DE TRABALHO:

  1. Refletir a missão e os princípios da Cáritas;
  2. Abordar a atuação da Cáritas no Brasil e no mundo;
  3. Articulação da Rede Cáritas – Rede Permanente de Solidariedade;
  4. Articulação de ações solidárias para Cáritas Paroquiais;
  5. Como pensar uma Cáritas que não se prenda ao assistencialismo, mas que promova a dignidade da pessoa humana;
  6. O carisma do Agente – Cáritas e a importância do voluntariado;

Pensando numa articulação regional da Cáritas, convidamos as demais dioceses a se fazerem presentes neste encontro. Gostaríamos de contar com a participação de pelo menos 3 pessoas de cada diocese. Informamos que não haverá custo de estadia e alimentação.

Para nossa organização, é necessário que nos envie a ficha de inscrição, em anexo, até dia 31 de agosto de 2016. Com a certeza de contarmos com vossa compreensão e apoio, aguardamos a confirmação dos representantes de suas dioceses.